Vídeo mostra cavalos sendo transportados dentro de ônibus escolar
Um vídeo que mostra vários cavalos sendo transportados dentro de um ônibus chamou a atenção de moradores e internautas em Dois Irmãos do Tocantins, na região centro-oeste do estado. As imagens foram gravadas durante uma vaquejada realizada no município.
O registro foi feito pelo empresário Lucas Borges e mostra os animais acomodados no interior do veículo, que tem a palavra “escolar” escrita nas laterais. Em um dos trechos também é possível ver uma criança dentro do ônibus, detalhe que gerou comentários nas redes sociais.
Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsAppSegundo Lucas Borges, o ônibus pertence ao proprietário dos cavalos e os animais eram levados para participar da vaquejada, na manhã do dia 25 de maio. Ele afirmou que o transporte era organizado e que os cavalos recebiam água e alimentação durante o trajeto.
“Vi aquela cena inusitada e achei interessante. Não é todo dia que você vê um monte de cavalos dentro de um ônibus. Por isso resolvi gravar”, contou.
Segundo o proprietário, o veículo não é utilizado no transporte de alunos. “O ônibus é particular meu. Não tem nada a ver com prefeitura. É documentado, tudo certo no meu nome. Tem gente falando que é escolar, de aluno, mas não tem nada a ver não”, disse Diogo, dono do veículo, em vídeo enviado ao g1.
VEJA TAMBÉM
Com R$ 50 no bolso, tocantinense pedala mais de 4 mil km de bicicleta até a Argentina
Monte do Carmo é opção de turismo ecológico com cachoeiras, trilhas e cânion; conheça
Entenda o caso do prefeito do TO retirado de avião pela PF após impasse em aeroporto
Prefeitura nega vínculo com veículo
Após a repercussão do vídeo, a Prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins informou que tomou conhecimento da situação apenas depois que as imagens começaram a circular nas redes sociais. Em nota, o município afirmou que o ônibus não pertence à prefeitura e também não faz parte do transporte escolar terceirizado utilizado pela administração municipal.
A gestão informou ainda que não sabe se o ônibus foi utilizado anteriormente no transporte escolar nem se possui autorização específica para o transporte de animais.
A prefeitura também explicou que não realizou fiscalização após a divulgação do vídeo porque o veículo teria participado apenas do evento e deixado a cidade antes que o caso chegasse ao conhecimento da administração municipal.
O g1 questionou o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran) se o transporte de cavalos dentro de ônibus é permitido, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
Animais eram levados para uma vaquejada realizada no município de Dois Irmãos
Reprodução/Matopiba Fazendas
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Mari Silva é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Raphael Pontes.
Fonte: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
