Hemocentro realiza coleta de sangue externa no 22º Batalhão do Exército

0
201
Ação é realizada em comemoração a Semana Nacional do Exército. André Araújo - Governo do Tocantins

Ação é realizada em comemoração a Semana Nacional do Exército

Visando aumentar o estoque de sangue dos hemocentros, a Hemorrede Tocantins conta com parcerias e uma delas é com o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) do Exército, em Palmas, que realiza doações rotineiras. Nesta quarta-feira, 14, em comemoração a Semana Nacional do Exército, a equipe do “Hemocentro Coordenador de Palmas” realiza das 08h às 17h, a coleta de sangue com a unidade móvel no 22º BI.

A responsável pela captação de doadores do hemocentro, Robéria Fernandes de Lima Santos, agradece pela parceria do exército “nós somos muito gratos, pois estas doações contribuem muito para que tenhamos um estoque satisfatório. Quando chega o dia dessa ação, toda equipe fica animada, pois vamos conseguir atender as demandas que temos. Ressaltamos, que todos os protocolos de segurança para prevenção a Covid-19 foram seguidos”, afirmou.

O Tenente-Coronel do 22º BI, Adenir Fernandes Nogueira, explica que “essa doação está no contexto da semana do exército e da operação Covid, sendo feita pelo 22º BI, incentivado pela terceira infantaria motorizada e o comando militar do Planalto, e sempre nestas datas festivas nós buscamos oferecer um pouco de vida a mais a sociedade”.

O comandante complementou que “nós sabemos os requisitos para a doação, e como temos um corpo médico fazemos uma pré-triagem, nela foi verificado que mais de 90 militares podem doar. Porém, devido a pandemia a unidade móvel só pode atender 60 pessoas por dia, assim nós já marcamos para a próxima semana mais uma coleta para esses que não puderam doar hoje”, explicou.

“Essa é a primeira vez que vou doar, estou feliz por poder ajudar a sociedade”, esse é o sentimento do soldado Davi Gabriel Lopes de Sousa, que possui uma tipagem sanguínea rara. “Meu sangue é O negativo, e sei que tem muitas pessoas que estão aguardando esse e outros tipos de sangue, então, estou grato por poder doar”, ressaltou.

Requisitos para doar

Para ser doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 Kg e não estar em jejum. Também é preciso evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar bem alimentado. O doador pode ter entre 16 e 69 anos, (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável).

Agendamento

Em Palmas, a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232, em Gurupi no 3312-2237 ou 3312-7545, Araguaína pelo 3411-2915 ou 3411-2916, Porto Nacional no 3363-8321 e Augustinópolis pelo 3456-1309.

Horários de funcionamento

Todas as unidades da Hemorrede são abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados das 7h às 12h30, exceto as unidades do Hospital Geral de Palmas (HGP) e de Porto Nacional que não ficam abertas para atendimento.

 

Erlene Miranda – Governo do Tocantins