Gurupi publica novo decreto e autoriza a retomada das aulas presenciais na Unirg

0
37
Foto: Facebook/Reprodução

Documento libera funcionamento por prazo indeterminado das escolas de idiomas, leilões e do parquinho infantil do Parque Mutuca.

A Prefeitura de Gurupi publicou um novo decreto liberando o funcionamento de parquinhos, escolas de idioma e a retomada das aulas presenciais na Universidade de Gurupi (Unirg). O documento mantém a situação de emergência na cidade e limita o horário de atendimento ao público nos órgãos municipais.

Conforme o decreto, publicado na última terça-feira (9), a Unirg poderá retomar as atividades presenciais, aulas teóricas, práticas e estágios, nos campi universitários, clínicas escolas, estágios supervisionados, mediante cumprimento do Plano de Contingência.

Segundo o vice-reitor da universidade, Jeann Bruno, as aulas teóricas seguem de forma remota. Apenas os estágios e aulas práticas ocorrem de forma presencial.

“[Apesar do decreto], continuaremos com as aulas na plataforma online. Temos um Comitê Gestor de Covid dentro da instituição que realiza estudos e planeja a retoma para o meio do ano”.

Ainda segundo o vice-reitor, nesse momento, a ideia é estabelecer turmas-piloto para testar o retorno presencial em cursos que têm poucos alunos em sala, como o de administração e ciências contábeis.

A prefeitura também autorizou o funcionamento do cinema; leilões bovino; dos campos de futebol; dos laboratórios de informática da Unidade Senac; das salas de leitura e bibliotecas; dos cursos livres das Escolas de Idiomas e de Músicas; do parquinho infantil, localizado no Parque Mutuca. Todas as medidas referentes ao funcionamento desses locais devem ser conferidas no decreto.

O decreto diz ainda que supermercados, restaurantes, padarias, sorveterias, bares, distribuidoras de bebidas não poderão funcionar de meia noite às 5h, exceto drogarias farmácias, drogarias, postos de combustíveis, borracharias e oficinas de veículos. Para isso, terão que continuar adotando várias medidas, como distanciamento de dois metros entre as mesas e o controle do fluxo de clientes nos locais.

Ficam suspensas por prazo indeterminado as atividades em: boates, casas noturnas, colação de grau, eventos culturais, show artístico, educacionais, científicos, a fim de proteger a saúde pública.

As atividades da administração municipal também estão limitadas por prazo indeterminado, o horário de atendimento segue das 8 às 14h, exceto nas unidades de saúde, conselhos tutelares e demais atividades essenciais.

Por: G1 Tocantins