Com mais de 19 mil confirmações de dengue em 2022, aumento em comparação com o ano passado é de 416%

0
99

Neste sábado (26) é celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue e SES prevê mobilização para dar visibilidade às ações de combate á doença. Há mais casos de dengue na região norte de Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Início do período chuvoso no Tocantins é a época em que se deve reforçar os cuidados para evitar água parada, local em que se desenvolvem os focos do mosquito Aedes aegypti. Mas mesmo com ações de orientação à população, os casos de dengue tiveram um aumento exorbitante. São quase 19.002 casos em 2022, que configura um aumento de 425% com relação às confirmações de 2021 para a doença.
Os números são da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgados na sexta-feira (25). Conforme o monitoramento dos casos de dengue até a semana epidemiológica 46, á quantidade de casos notificados também impressiona. São 43.162 notificações em 2022 contra 8.359 de 2021, uma variação de 416% nas suspeitas.
Além disso, o documento aponta que já são oito mortes pela doença, nas cidades de Carmolândia, Dois Irmãos, Dueré, Gurupi, Pedro Afonso, Porto Nacional, Recursolândia e Tocantinópolis.
Em Palmas, a Saúde Municipal informou que até o dia 19 de novembro, foram confirmados 11.643 casos de dengue, sendo que 21.815 pessoas apresentaram sintomas da doença.
Chikungunya e Zika
Os dados também são elevados quanto se trata da chikungunya e zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. No primeiro caso, o aumento de pessoas com a chikungunya é de 1.864%. São 3.712 diagnosticados em 2022 em 47 municípios, contra apenas 189 em 2021.
A zika teve menos confirmações, mas mesmo assim esse a quantidade deste ano é maior, assim como as outras doenças. Conforme o boletim do monitoramento divulgado na quinta-feira (24), 83 pessoas tiveram a doença desde o dia 2 de janeiro deste ano. Em 2021, foram 56 casos.
A doença tem um risco maio para gestantes e neste ano, 11 mulheres tiveram zika, sendo 10 em Palmas e uma em Paraíso do Tocantins. Não há óbitos pela doença em 2022.
Alerta da SES
Dengue Com os dados alarmantes sobre as doenças transmitidas ao homem pelo Aedes, a SES informou que tem realizado ações nos 139 municípios para orientar as comunidades quanto aos riscos.
Também informou que entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro fará uma mobilização com o objetivo de dar mais visibilidade às ações de combate à dengue. A pasta não detalhou quais ações serão promovidas para o combate ao mosquito.
Veja como evitar focos do mosquito
Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
Mantenha lixeiras tampadas;
Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.
Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
Mantenha ralos fechados e desentupidos;
Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
Retire a água acumulada em lajes;
Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins