Você viu? Confusão na vacinação de adolescentes, novas denúncias contra a Prevent Senior, viagem ao espaço e os 15 anos do G1

0
196

Uma seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 13 a 17 de setembro. Atos de teor golpista do 7 de Setembro entram na mira da Justiça. Exclusivo GloboNews: estudo com cloroquina ocultou mortes por Covid, indica dossiê. Recuo na vacinação de adolescentes. Vulcão adormecido dá sinais de atividade. Voo de civis pela SpaceX. 15 anos do G1 🎂.
Atos golpistas na Justiça
Os atos golpistas do 7 de setembro que contaram com a presença de Bolsonaro entraram na mira da Justiça. No Supremo, o inquérito quer saber como foram pagas viagens de ônibus, de manifestantes de diferentes partes do país, para os protestos que juntaram multidões em Brasília e em São Paulo. Há suspeita de financiamento por empresários e políticos. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de apurar se houve financiamento e quem pode ter bancado os atos, o inquérito investigará se o caso pode ser configurado como propaganda eleitoral antecipada. Em pleno Dia da Independência, ao se juntar aos manifestantes na capital federal e em São Paulo, Bolsonaro atacou a Suprema Corte, criticou o sistema eleitoral e ameaçou não cumprir decisões tomadas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
Relembre o contexto dos protestos do 7 de setembro
📉 PESQUISA APONTA REJEIÇÃO A BOLSONARO
Um pesquisa feita pelo Instituto Datafolha publicada no jornal “Folha de S.Paulo” apontou que Bolsonaro chegou ao maior nível de reprovação desde o começo de seu mandato. 53% das 3.667 pessoas entrevistadas entre 13 e 15 de setembro afirmaram considerar o governo ruim ou péssimo. Na pesquisa anterior, o percentual era de 51%. No outro extremo, 22% avaliaram o governo como ótimo ou bom, abaixo dos 24% do levantamento anterior. Outros 24% consideraram regular, e 1% não soube responder. O levantamento também mostrou que Bolsonaro perde em todos os cenários pesquisados de intenção de voto para eleição presidencial de 2022. O ex-presidente Lula fica na liderança tanto em relação a Bolsonaro quanto aos demais nomes nas simulações de primeiro e de segundo turno.
CAMAROTTI: Aliados temem que desaprovação de Bolsonaro chegue a ponto sem volta
O podcast Papo de Política analisa o motivo para Bolsonaro ter entrado no “modo sobrevivência” após o 7 de setembro. 🎧OUÇA ABAIXO🎧:
Estudo com cloroquina ocultou mortes, indica dossiê
Prevent Senior teria ocultado mortes em estudo sobre cloroquina, mostra dossiê obtido pela GloboNews
No começo do ano, as denúncias contra o plano de saúde Prevent Senior eram de que médicos foram obrigados a trabalhar infectados com Covid-19 e a receitar medicamentos sem eficácia para pacientes. Agora, a CPI da Covid investiga um dossiê, ao qual a GloboNews teve acesso, que aponta que a Prevent ocultou mortes em um estudo com hidroxicloroquina, remédio que não funciona contra Covid, como demonstraram estudos feitos aqui e no exterior. Os indícios da fraude aparecem em documentos e áudios. A suposta pesquisa seria um desdobramento de um acordo da operadora de planos de saúde com o governo federal, e teria resultado na disseminação do uso da cloroquina e de outros medicamentos.
Um médico que trabalhava na Prevent informou que o estudo foi manipulado para demonstrar a eficácia da cloroquina contra a Covid e que o resultado já estava pronto antes da conclusão da pesquisa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Médica Brasileira (AMB) já descartaram o medicamento para esse tipo de tratamento. Segundo o dossiê, houve pelo menos o dobro de mortes entre os pacientes tratados com cloroquina analisados pelo estudo . A Prevent repudiou as denúncias e afirmou que “sempre atuou dentro dos parâmetros éticos e legais”. O diretor-executivo do plano de saúde, Pedro Batista Júnior, deveria ter sido ouvido nesta quinta-feira (16) pela CPI, mas não compareceu. A previsão agora é que o depoimento dele ocorra na próxima quarta-feira (22).
ENTENDA: o que se sabe sobre as denúncias contra a Prevent Senior
O podcast O Assunto explica por que o caso Prevent Senior pode configurar crime contra a humanidade. 🎧OUÇA ABAIXO🎧:
Vacinação de adolescentes 💉
Drauzio sobre decisão de Queiroga: ‘É assim que você faz as pessoas desacreditarem das vacinas’
Uma nova orientação do Ministério da Saúde sobre as vacinas contra a Covid-19 causou confusão. Desta vez, o governo mudou a recomendação para a aplicação do imunizante em adolescentes entre 12 e 17 anos. Todo o grupo deveria começar a ser imunizado a partir do dia 15, quarta-feira – até agora, só a vacina da Pfizer é autorizada para adolescentes no Brasil. Alguns estados e municípios já haviam iniciado as aplicações até antes desta data, de acordo com a disponibilidade de doses. Mas uma nota do ministério publicada no mesmo dia 15 informou que a vacinação para adolescentes deve se limitar aos que têm deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
A Anvisa divergiu da pasta e afirmou que não há “evidências” que justifiquem a alteração da recomendação para uso do imunizante da Pfizer em todos os adolescentes entre 12 e 17 anos. Nem todos os estados decidiram seguir a orientação, e muitos mantiveram calendário com a inclusão dos adolescentes sem comorbidades. Em entrevista à Globonews, o médico Drauzio Varella comentou que a medida foi tomada para “esconder erro do governo” sobre a falta de vacinas. Assista acima.
VEJA COMO FICOU a vacinação por estado
A decisão do governo federal se deu em meio à falta de vacinas para a segunda dose em alguns estados. Na quarta (15), apesar de o ministro Marcelo Queiroga falar em “excesso de vacinas” havia falta em pelo menos seis unidades da federação. Capitais como Natal e Salvador suspenderam as vacinas em adolescentes logo após a nova orientação, mas a cidade de São Paulo, por exemplo, decidiu manter. O governo paulista, inclusive, criticou a medida do ministério. E descartou, a priori, correlação da morte de um adolescente em São Bernardo do Campo com a vacina. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem indicação contra a vacinação dos adolescentes, mas já afirmou ser “menos urgente” que outros grupos, como pessoas mais velhas e com comorbidades.
REPERCUSSÃO: ‘Erro’, ‘infelicidade’ e ‘lamento’: decisão de Queiroga sobre vacinação de adolescentes é criticada
ENTENDA: o que se sabe e o que está em prática no mundo sobre a vacinação de adolescentes
A orientação não só deixou adolescentes e pais confusos, como também provocou tumulto na fila de vacinação em Salvador, logo após a suspensão. VEJA O VÍDEO abaixo:
Suspensão da vacinação contra a Covid-19 causa confusão em Salvador
Precisa Medicamentos alvo da PF
Investigada pela CPI da Covid, a Precisa Medicamentos entrou na mira da PF. A empresa que intermediou a negociação de doses da vacina Covaxin entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica Bharat Biontech precisou abrir as portas de escritórios e locais de armazenamento e distribuição de produtos para que policiais federais cumprissem mandados de busca apreensão. O objetivo da operação era ter acesso ao contrato original da Bharat com a Precisa. Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, o contrato já havia sido solicitado pela comissão do Senado, mas não foi entregue. A defesa da empresa informou já ter enviado todos os documentos e classificou a ação da PF como “inadmissível”.
A CPI também busca indícios que comprovem que uma autoridade da alta cúpula do governo federal agiu em favor da Covaxin. O pedido para que houvesse buscas no Ministério da Saúde chegou a ser feito, mas a Procuradoria-Geral da União foi contra, e a solicitação foi negada. O Ministério Público Federal, o Tribunal de Contas da União e a Polícia Federal investigam o contrato de R$ 1,6 bilhão para a aquisição de 20 milhões de doses da vacina, que acabou cancelado.
A Precisa e a CPI
E por falar em Precisa Medicamentos… A empresa também esteve nas discussões da CPI nesta semana. O advogado e empresário Marconny Albernaz Ribeiro de Faria, apontado como lobista da empresa, prestou depoimento à comissão do Senado. Ele foi convocado após a CPI obter conversas com indícios de que ele elaborou um “passo a passo” para fraudar a licitação para a compra de testes de coronavírus pelo Ministério da Saúde. No depoimento, Marconny disse não se lembrar quem seria o senador que ajudaria a destravar a compra de testes rápidos contra a Covid. A aquisição seria feita pela pasta, mas acabou cancelada. Na sequência, a Precisa Medicamentos foi alvo da operação Falso Negativo, que apurou fraude em vendas de testes superfaturados e de baixa qualidade.
E tem mais!
Marconny também é amigo de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Bolsonaro. Ela, inclusive, foi convocada para depor, o que poderá ocorrer na próxima semana. A comissão diz ter indícios de que Ana Cristina mantinha relação de proximidade com o lobista e que, a pedido dele, atuou para fazer indicações para cargos no governo federal. De acordo com senadores, mensagens obtidas pela CPI mostram conversas de Marconny buscando a advogada do presidente Bolsonaro, Karina Kufa, e o ministro Jorge Oliveira, do Tribunal de Contas da União, na tentativa de emplacar os indicados
OCTAVIO GUEDES: Lobista cobrava por indicação a cargo no governo
Aumento do IOF e novo Bolsa Família
Sabe aquele imposto cobrado em toda operação de crédito, o IOF? Ele também vale para operações de câmbio, relativas a título ou valores imobiliários… Pois é, ele vai aumentar, por decreto de Bolsonaro. A ideia é usar o dinheiro arrecadado a mais, mais de R$ 2 bilhões, para bancar o aumento do Bolsa Família. O governo vai rebatizar o programa criado no governo Lula, que se chamará Auxílio Brasil. A ideia é também aumentar de 14,6 milhões de famílias beneficiárias do programa para 17 milhões. Na ponta do lápis, a taxa de IOF passará de 3% para 4,08% ao ano para pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, o crescimento será de 1,5% para 2,04% ao ano.
Crédito mais caro e inflação: como o aumento de imposto pode afetar o seu bolso
Relembre ocasiões em que Bolsonaro disse que não aumentaria impostos
Portaria de Bolsonaro sobre armas suspensa
O ministro do Supremo Alexandre de Moraes suspendeu uma portaria editada por Bolsonaro em 2020 que tornou mais difícil o rastreio de armas pelo país. Para o ministro, o veto do governo à implementação de medidas de marcação e rastreamento bélico teve “desvio de finalidade” e prejudicou o controle e pressão do comércio ilegal de armas. A medida ainda deve passar pelo plenário do STF, que começou a julgar o caso no plenário virtual. O julgamento, no entanto, foi interrompido após o ministro Nunes Marques pedir mais tempo para analisar o caso. Não há prazo para a retomada, e a portaria segue sem validade.
Ao suspender o texto, Moraes atendeu a pedidos apresentados pelo PDT e PSOL contra a portaria do comando Logístico do Exército. Ele considerou que a conduta fere princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e interesse público. “A maior circulação de armas e munições, se não for acompanhada por regulamentação adequada, terá inevitável efeito sobre a movimentação ilícita em favor da criminalidade organizada”
G1 debutante 🥳🎉🎈🎁🎂
Lá se vão 15 anos de muitas notícias no ar. Em texto, em vídeo, em áudio, em rede social, em cada canto do Brasil e do mundo. Para celebrar, o G1 está publicando uma série de reportagens especiais sobre assuntos diversos, reflexões sobre temas fundamentais para o país e listas que relembram músicas, filmes, séries e novelas desta década e meia.

Hoje, dia do nosso aniversário, a reportagem especial é sobre o aparelho que, muito provavelmente, você está usando agora para ler este texto: o celular. Ele revolucionou a nossa comunicação e fez com que disk-pizza, câmera digital, torpedo e Orkut… tudo isso pareça – ou, na verdade, tenha se tornado mesmo – coisa de outra era. Veja no especial “Meu celular, minha vida” as principais mudanças pelas quais essa tecnologia passou nos últimos 15 anos.
E clique abaixo para ler todo os nossos outros especiais:
➡Alvo de queimadas e desmate, a Amazônia emitiu mais CO₂ do que absorveu na última década. E até mesmo as árvores que ficam de pé sofrem e deixam de contribuir para regular o clima. Entenda no especial “Amazônia, e eu com isso?” como a destruição da maior floresta tropical do mundo afeta o futuro de todos nós, nas grandes cidades ou no campo.
➡ “Sem velar nada, já tive treinador que não quis trabalhar comigo e já tive ‘colegas’ de esporte que não queriam nem usar o mesmo banheiro que eu”, disse Daiane dos Santos. A entrevista completa com a ginasta, assim como outras conversas com mais 8 personalidades, está na reportagem especial “Faces Negras”.
➡ Abuso na família, assédio na igreja, perseguição, preconceito. Cartas inéditas de mulheres do Brasil Colônia revelam dores que resistem aos séculos. A página especial “Voz das mulheres” mostra como os relatos daquela época se conectam a notícias do presente.
Gosta de listas? O G1 compilou filmes, séries e músicas marcantes desde 2006… Refresque sua memória. E já corre para ver ou ouvir nossas sugestões!
“Se eu fosse você”, “Tropa de Elite”, “Vingadores” e outros filmes marcantes
“Rehab”, “Ai se eu te pego”, “Despacito”, “Vai malandra” e mais hits icônicos
“Lost”, “Game of Thrones”, “Office”, “Modern Family” e mais dignas de maratonas
Encontro de risadas
Lembra da carta divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada após ser aconselhado pelo ex-presidente Michel Temer? Pois bem: nesta semana, ela voltou ao noticiário com a repercussão do vídeo de um jantar em homenagem a Temer. É que, no encontro, o humorista André Marinho, filho do empresário Paulo Marinho, brincou dizendo que o documento foi escrito por Michelzinho, de 12 anos, filho do ex-presidente — e, como mostram as imagens (veja abaixo), Temer riu. Marinho também fez imitações de Bolsonaro e do próprio Temer, provocando gargalhadas de quem estava à mesa.
Importante lembrar: Paulo Marinho, pai do humorista, foi um dos coordenadores da campanha de Bolsonaro à presidência em 2018, mas rompeu com a família após as denúncias da operação “Furna da Onça”, da Polícia Federal, sobre o esquema de “rachadinha”.
Humorista imita Bolsonaro durante jantar em homenagem a Temer em SP
Tensão na França
A França anunciou que vai convocar seus embaixadores nos EUA e Austrália para prestar esclarecimento sobre o acordo militar Aukus – pacto militar histórico anunciado por EUA, Reino Unido e Austrália para conter o avanço da China.
Por que os franceses estão descontentes? O acordo prevê o desenvolvimento de um submarino movido por energia atômica, o que prejudicaria antigas alianças entre Austrália e França, que esperava receber bilhões de dólares com a venda de submarinos convencionais aos australianos, mas acabou preterida pelos Estados Unidos.
Para entender melhor: na diplomacia, um governo convoca seus embaixadores em outros países quando quer demonstrar grave descontentamento nas relações. E esta não é a primeira reação negativa da França sobre o acordo. Na quinta (16), o ministro das Relações Exteriores Jean-Yves Le Drian disse que o governo de Joe Biden foi imprudente como seu antecessor, Donald Trump, e disse que o acordo representou uma “facada nas costas” para seu país. A França também cancelou um evento de gala na embaixada dos EUA em Paris.
Alerta para vulcão e rumores de tsunami
Alerta de atividade de vulcão na ilha de La Palma, da Espanha
O vulcão Cumbre, localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias (próximas ao continente africano), deu sinais de atividades sísmicas depois de décadas adormecido. O governo espanhol emitiu um alerta amarelo de risco de erupção e agora voltou à tona a discussão de possibilidade de formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira (mais especificamente o Nordeste). Ao G1, especialistas em geociências e sismologia afirmaram que a chance do desastre acontecer por aqui é remota. O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja, em volta do vulcão. Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, a intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3.
Para entender…
O alerta amarelo é o segundo nível, que se trata, na verdade, de um estado de observação por causa dos pequenos sismos. E, apesar de os alertas não demonstrarem riscos iminentes, a ausência de plano de contingência é o que preocupa. A preparação para lidar com fenômenos naturais que resultam em grandes estragos é uma das agendas de pesquisadores. Leia na reportagem.
Acidente aéreo em Piracicaba
Acidente aéreo mata sete pessoas em Piracicaba
O empresário acionista da usina Raízen Cosan, Celso Silveira Mello Filho, a esposa e os três filhos estão entre as vítimas da queda de um avião modelo King Air B200 em Piracicaba (SP). A tragédia também matou o piloto e o copiloto da aeronave.
Veja vídeos com imagens da tragédia
Segundo a prefeitura da cidade, a queda aconteceu cerca de 15 segundos após a decolagem, em uma plantação de eucaliptos. Veja o que se sabe e o que falta saber.
Crime familiar em Cuiabá
Viúva que mobilizou cidade pedindo por justiça mandou matar o marido, diz polícia
“Fria e calculista”: assim Ana Cláudia Flor, a “viúva de Cuiabá”, que hoje é apontada como suspeita de ser mandante do assassinato do marido, foi descrita pela Polícia Civil. O empresário Toni Flor morreu em 2020, um dia após ser alvejado com cinco tiros ao chegar na academia. Ana Cláudia liderou uma mobilização na cidade pedindo justiça pelo marido. Ela organizou passeata, encomendou 100 camisetas para homenagear Toni, foi à televisão e consolou parentes. Quase toda semana ia à delegacia e perguntava se já havia um suspeito. Na época do crime, ela dizia que o marido foi confundido com um policial que frequentava a mesma academia, mas a investigação logo descartou a hipótese.
Quase um ano depois da morte de Toni, em agosto deste ano, a polícia prendeu Igor Espinosa, que admitiu ter efetuado os disparos e disse ter agido a mando de Ana Cláudia. Ele teria recebido R$ 20 mil da mulher, um terço dos R$ 60 mil que os dois haviam acertado. Ana Cláudia também foi presa e agora deverá ir a júri popular. Ela nega participação no assassinato, e a defesa dela diz que vai provar sua inocência. O motivo do crime? Segundo a investigação, interesses financeiros no momento em que a empresa do marido de representação comercial de produtos alimentícios crescia.
Acidente fatal com cantor Airton Machado
Um trágico acidente com o ônibus da banda de música regional do Sul Garotos de Ouro tirou a vida do vocalista, Airton Machado. O artista tinha 62 anos e estava dirigindo o veículo quando colidiu com um barranco de pedras. A companheira dele, Renata da Rosa, de 32 anos, também estava no ônibus e precisou ser levada para o hospital com ferimentos.

Veja trecho da última apresentação da banca com Airton:
Vídeo mostra último show de Airton Machado em SC
Sonhos de crianças
Ser uma fada, ir ao spa, ser rico: lista com sonhos de crianças viraliza na web
Amanda quer ser rica e Heitor, um dinossauro. Catarina quer ir para um spa com as amigas, enquanto Kevin quer ter um carro dourado com três andares. Sonhos como esse (e outros, como reunir a família e virar youtuber) divertiram internautas brasileiros após a lista com desejos de crianças viralizar. Como é bom ter a pureza e a inocência das crianças, né? Você se lembra dos seus sonhos?
Da aldeia para o mundo – virtual 🤳🌎
Indígena faz sucesso em rede social mostrando curiosidades do seu povo
De uma comunidade indígena na margem do rio Negro, em Manaus, para 6 milhões de espectadores em qualquer lugar do mundo. Maíra Tatuyo, de 22 anos, aproveitou a pandemia e o isolamento social, quando sua aldeia deixou de receber visitantes, para gravar vídeos para as redes sociais. Com descontração e mostrando seu dia a dia, ela começou a chamar a atenção com danças tradicionais e uma culinária, digamos, diferente, que inclui larvas e formigas. O principal objetivo de cunhã-poranga, como Maíra também é conhecida? Levar ao mundo mais informações sobre sua cultura e costumes. Leia a reportagem.
Brasil na lista da ‘Time’
Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza
Divulgação
O que Simone Biles, Shonda Rimes, Tom Brady, Tim Cook e Luiza Trajano têm em comum, além da fama? Eles figuram na categoria “Titãs” da prestigiada lista de personalidades mais influentes do mundo. Neste ano, a empresária do Magazine Luiza foi a única brasileira a aparecer na seleção. E mais: o texto sobre Trajano foi assinada pelo ex-presidente Lula (a tradição da revista é de que outras personalidades escrevam uma introdução sobre os indicados). Veja outros selecionados.
Novidade nos teclados ⌨💡💻
Coração com as mãos, rostinho “derretendo”, dentes mordendo os lábios, feijão, ninho com ovos, ninho sem ovos, escorregador, raio-x. Em breve, essas e outras imagens poderão aparecer como emojis no teclado do seu smartphone e aqui, no nosso “Você viu?” (já reparou que a gente adora, né?). A Unicode Consortium, organização que padroniza códigos dos ícones no mundo inteiro, aprovou na um novo conjunto – essa é a versão 14.0. Vote aqui no seu preferido.
🚀Turistas dão voltas no espaço 🚀
Confira os melhores momentos da decolagem da SpaceX
Nesta semana, a empresa SpaceX, do bilionário americano Elon Musk, levou quatro pessoas à órbita da Terra. É a primeira missão desse tipo com tripulação totalmente civil. Esta é a única nave que tem uma janela com visão 360º do espaço, um domo de vidro que pode ser aberto durante o voo (veja aqui as fotos).
A decolagem foi na quarta (15) e a volta deve ocorrer no fim de semana, mas vai depender das condições climáticas. Durante esse período em órbita, os tripulantes terão o sono, a frequência cardíaca, o sangue e as habilidades cognitivas examinadas. Na volta à Terra, farão testes para medir o impacto da viagem em seus corpos. A ideia é acumular dados para futuras missões com passageiros privados.
Conheça a tripulação da missão Inspiration4
Melhores momentos: a decolagem e todos os detalhes da missão
Sucuri com fome?🐍
Mais um flagra de uma sucuri em Bonito, Mato Grosso do Sul – e desta vez, digerindo o que parece ser uma capivara (veja o vídeo abaixo). As imagens impressionantes foram registradas pelo empresário Juca Ygarapé. Mas não é muito difícil encontrar as cobras gigantes na região, já que a queda das temperaturas e o período reprodutivo facilitam a aparição das serpentes. As expedições em Bonito atraem fotógrafos subaquáticos de várias partes do mundo.
Sucuri é flagrada digerindo capivara, em rio de Bonito
Medina tricampeão 🏄‍♂️🏆
A derrota nas Olímpiadas de Tóquio e a frustração por deixar o país do sol nascente sem medalha são águas passadas na vida de Gabriel Medina. É que ele é novo tricampeão mundial de surfe após derrotar, nos EUA, o conterrâneo Filipe Toledo. Relembre aqui a trajetória do atleta que começou a encarar as primeiras ondas em São Sebastião, e dê o play no vídeo abaixo para ver o ousado backflip (mortal de costas) que lhe rendeu o título de melhor do mundo pela 3ª vez:
Gabriel Medina é tricampeão Mundial de Surf

Fonte: G1 Mundo