Violinista Ana de Oliveira e violonista Sérgio Raz celebram movimento de Ariano Suassuna no álbum ‘Armoriando’

0
92

A violinista Ana Oliveira e o violonista Sérgio Raz, que toca viola de 12 cordas no álbum ‘Armoriando’
Re Duarte e Santiago Arte / Aralume Fotografia / Divulgação Selo Sesc
♪ Estruturado pelo escritor, poeta e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna (1927 – 2014) a partir do encontro da cultura popular nordestina com a arte erudita, o Movimento Armorial reverbera no segundo álbum do duo formado pela violinista Ana de Oliveira com o violonista Sérgio Raz (no toque da viola de 12 cordas ao longo do disco).
Programado para ser lançado em 14 de setembro pelo Selo Sesc, o álbum Armoriando sucede Carta de amor e outras histórias (2019) na discografia do duo e, através de 12 temas, celebra o movimento que entrou em cena em outubro de 1970, em Pernambuco, com apresentação concerto da Orquestra Armorial de Câmara.
Gravado, mixado e masterizado em agosto de 2022 no estúdio Visom, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o álbum Armoriando junta o duo com o toque da percussão de Marcos Suzano – em quatro das 12 faixas – e a participação de um trio de cordas formado por Dhyan Toffolo (viola), Mariana Salles (violino) e Hugo Pilger (violoncelo).
O repertório do álbum Armoriando inclui obras de compositores como Antônio Madureira, Clóvis Pereira, Guerra-Peixe e Jarbas Maciel, além de músicas do próprio Sérgio Raz, artista pernambucano que integrou Quarteto Romançal (de Antônio Madureira) e o grupo que acompanhava Suassuna em aulas-espetáculo do artista.
Cantiga, Cortejo, Galope, Lancinante, Repente e a Suíte Pedra do Reino – formada pelos movimentos Chamada, Aboio e Cavalo marinho – integram o repertório do álbum Armoriando.
Capa do álbum ‘Armoriando’, de Sérgio Raz e Ana de Oliveira
Arte de Quatro Ventos Comunicação

Fonte: G1 Entretenimento