Unidades de Saúde da Família em Palmas mantêm horários diferenciados durante a pandemia

0
293
Foto: Raiza Milhomem

As quatro unidades sentinelas têm horários estendidos ao público, que vai das 7 às 19 horas

Das 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), 30 delas estão atendendo a população em horários diferenciados durante a pandemia do nono coronavírus (Covid-19). As quatro unidades sentinelas, criadas para agilizar a coleta do material do exame, têm horários estendidos ao público e funcionam das 7 às 19 horas. Essas unidades são a USFs da Arne 53, Arse 131, Eugênio Pinheiro (Aureny I) e José Hermes (Setor Sul).

As unidades sentinelas são equipadas para coletar sangue, secreção oral e nasal. Cada uma delas, pode realizar o exame em até 120 pacientes diariamente para a detecção de Covid-19.

Implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde, elas têm o objetivo descongestionar as outras unidades de saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), agilizar os atendimentos e ampliar a capacidade de testagem na Capital.

O serviço é ofertado nas três regiões para que o acesso do paciente possa ser facilitado e para que os casos leves continuem sob o cuidado da atenção primária nos outros Centros de Saúde. E para que as UPAs possam seguir o atendimento aos casos moderados e graves, bem como garantir maior oferta de testes a toda a população que manifeste qualquer sintoma de síndrome gripal.

As unidades também oferecem outros exames e eletrocardiograma para pacientes encaminhados e agendados. Sobre o atendimento é importante ressaltar que a oferta ocorre após os encaminhamentos nos próprios centros de saúde da área de abrangência de cada paciente, pelo médico ou enfermeiro da equipe de referência.

Finais de Semana

Também têm as unidades que funcionam aos finais de semana, das 7 às 19 horas, para atendimento da Covid-19: Eugênio Pinheiro (Aureny I) e Arno 61. O objetivo é disponibilizar mais atendimentos a pacientes com casos leves de síndromes gripais, evitando que estas pessoas busquem os serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) aos finais de semana.

Outras unidades

Com horário das 7 às 18 horas, na Capital, quatro Unidades de Saúde da Família atendem o público neste horário, que são elas:

USF Walterly Wagner (José R. Souza) – Taquaruçu Grande

USF Buritirana

USF Santa Bárbara

USF Alto Bonito (Aureny IV)

Vale destacar que a Unidade Básica de Saúde de Taquaruçu Walter Pereira Morato, no distrito de Taquaruçu, funciona 24 horas por dia e durante a semana tem médicos de saúde da família, além de médicos de plantões. No período da noite fica aberta com enfermeiro, técnico, vigia, motorista e uma ambulância.

Já as demais unidades em Palmas atendem os pacientes das 7 às 19 horas, ou seja, uma a mais além do normal. Elas estão distribuídas em diversos bairros da cidade.

Atendimentos

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Palmas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como são feitos os exames da Covid-19 para detectar a presença da doença no organismo e até mesmo os lugares que devem procurar para fazer o teste. Porém, é importante que o paciente saiba que ele pode ser atendido em um das 34 USFs de Palmas, caso apresente algum sintoma leve do novo coronavírus.

No entanto, caso sinta algo mais grave, como febre, tosse e dificuldade de respirar, essa pessoa deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento. Porém, se o paciente que se dirigiu à UPA e não apresentar melhoras, será encaminhado para o Hospital Geral de Palmas (HGP). De acordo a Vigilância em Saúde, em qualquer um dos casos o paciente é notificado e vai cumprir o isolamento domiciliar.

Serviço

Unidades de Saúde da Família (Funcionamento)

07h às 21h

USF Arno 41

USF Arse 82

USF Albertino Santos (Arse 141)

USF Valéria Martins (Arse 122l)

 

07h às 18h

USF Walterley Wagner (Taquaruçu Grande)

USF Mariazinha (Buritina)

USF Santa Bárbara

USF Alto Bonito (Aureny IV)

 

07h às 19h

USF Arno 61

USF Arno 71

USF José Luiz Otaviani (Arno 33)

USF Arno 44

USF Arno 42

USF Arse 13

USF Arne 53

USF Arne 64

USF Loiane Moreno Vieira (Arse 24)

USF Francisco Junior (Arso 41)

USF Prof. Isabel Auler (Arso 23)

USF (Arse 72)

USF Santilo Alvez de Sousa (Arso 111l)

USF Arso 131

USFNovo Horizonte (Aureny IV)

USF Eugênio Pinheiro da Silva (Aureny I)

USF Aureny II

 

Finais de Semana – 07h às 19h

USF Eugênio Pinheiro (Aureny I)

USF Arno 61

 

Por: Redação Semus