Toneladas de fraldas, plásticos, absorventes e outros tipos de lixo são retirados do esgoto nas maiores cidades do TO

0
33

Segundo a BRK, mais de mil toneladas foram recolhidas em 2022. A maior parte, 700 toneladas, estavam nas galerias da capital. Mais de 700 toneladas de lixo são retiradas de esgoto em Palmas
É de conhecimento de todos que o lixo jogado nas ruas vai parar na rede de esgoto das cidades, que acabam entupindo bueiros e galerias, causando alagamentos. Mesmo assim, cerca de mil toneladas de resíduos foram recolhidas em 2022 no estado. Entre os principais e mais problemáticos resíduos, estão fraldas, plásticos de vários tipos e até absorventes.
De acordo com a BRK, concessionária responsável pelo serviço em 47 cidades do estado, do total, 700 toneladas estavam em Palmas, 284 em Araguaína e 46 em Gurupi. O lixo foi retirado em ações de limpeza nas cidades durante o ano passado.
Lixo pode ir parar nas galerias da rede de esgoto e causar alagamentos
TV Anhanguera/Reprodução
“Esse resíduo vai parar lá em função de descartes irregulares. Então a gente encontra restos pano, preservativo, absorvente, fralda, pequenos objetos. Quando ele vai para a rede de esgoto ele causa uma obstrução e pode ocasionar até o retorno para o imóvel”, explicou Pedro Henrique Gobbo, gerente operacional da BRK.
O lixo recolhido não é encontrado somente nas tubulações das ruas. A empresa sempre recebe chamados de casas em que há problemas internos, em que o lixo está dentro do encanamento de esgoto das casas. Ou seja, não tiveram o descarte correto.
Para o gerente, é preciso que a população se conscientize e evite o descarte em locais irregulares. Também que não utilizem ralos, privadas ou outras redes das casas que não são feitas para a finalidade.
Um dos maiores problemas para as tubulações é o óleo de cozinha, que quando jogado no ralo, se torna um perigo para o sistema de esgoto. “O óleo endurece e faz uma camada na tubulação que reduz espaço para o esgoto passar. Então pode ocasionar sim problemas de extravasamento de esgoto”, alertou Pedro Henrique.
Além de voltar para dentro das casas, o entupimento por lixo descartado da forma errada também causa mau cheiro e atrai insetos. Por isso a importância do lixo ser jogado nos locais adequados.
Lixo retirado de esgoto
Divulgação/BRK
Para onde vai?
Depois da limpeza na rede de esgoto, os resíduos são armazenados pela BRK e, posteriormente, descartados no aterro sanitário.
“Esse trabalho é diário. Temos uma equipe que faz limpeza preventiva diariamente. Temos um caminhão que identifica e faz essa limpeza preventivamente. A gente tenta evitar que o problema aconteça. Mas muitas vezes quando somos acionados, o problema já está acontecendo”, afirmou o gerente.
Em 2022, a BRK também fez mais de cinco mil vistorias para localizar ligações da rede de esgoto irregulares. Conforme a empresa, os dados dessas visitas são levados aos órgãos de fiscalização e em caso de confirmação, o morador pode receber multa.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins