Tocantins vacina mais de 3,7 milhões de bovídeos na segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Na segunda etapa da vacinação contra aftosa foram vacinados somente os animais com até 24 meses de idade, declarados em maio.

0
435
Foram vacinados 97,70% dos bovídeos em idade até 24 meses. Foto: Delfino Miranda/Governo do Tocantins.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC/TOCANTINS) divulgou na manhã desta terça-feira, 17, o resultado da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada entre os dias 1º e 30 de novembro.

Foram vacinados 3.762.260 animais, de um total de 8.493.825 bovídeos (bovinos e bubalinos) existentes em todo o Estado, perfazendo um índice de 97,70%.

Nesta segunda etapa da vacinação foram vacinados somente os animais com até 24 meses de idade, declarados em maio.

Ainda segundo os dados da ADAPEC/TOCANTINS, o Estado possui 8.482.584 bovinos e 7.315 búfalos, distribuídos em 55.688 propriedades rurais. Durante a campanha, a Agência fiscalizou a vacinação de 410.513 animais em 2.431 propriedades.

“Fechamos o ano de 2019, com bons índices de cobertura vacinal contra aftosa nas duas etapas, bem acima do acima do preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 90%, isso demonstra o compromisso dos produtores rurais e da Adapec em continuar vacinando o rebanho, garantindo o status sanitário de livre da aftosa com vacinação e nos preparando para a retirada da vacina em 2021,” disse o Presidente da ADAPEC/TOCANTINS, Alberto Mendes da Rocha.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explica que de qualquer forma todos os animais previstos na campanha receberão a dose da vacina.

“Vacinaremos 100% do nosso rebanho em idade vacinal, e faremos isso, já agora, localizando os produtores que não vacinaram, notificando-os para adquirirem a vacina e agendar a ação, que serão acompanhadas pelos técnicos da Agência”, explica João Eduardo, acrescentando que aqueles que não vacinaram serão multados em R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada e estão com suas fichas bloqueadas.