Tema da Agrotins 2020 é anunciado; governo quer construir aeródromo no local do evento

Este ano o tema da feira será 'Cerrado Sustentável'. Aeródromo seria para aeronaves de pequeno porte.

0
87
Divulgação / Governo do Tocantins.

A Secretaria de Agricultura do Tocantins anunciou nesta quinta-feira (27) que o tema da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2020 será ‘Cerrado Sustentável’. O evento será realizado no Centro Agrotecnológico de Palmas entre os dias 5 a 9 de maio.

Entre as novidades já anunciadas para este ano, estão a construção de um aeródromo para aeronaves de pequeno porte no local do evento e a pavimentação da área de exposição. O governo disse ainda que deve anunciar mais novidades no dia 9 de março, durante o lançamento oficial da feira.

Nesta quinta-feira (27) houve uma reunião entre representantes da Seagro e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O objetivo é alinhar os trabalhos de várias pastas do governo para a realização da feira.

O tema foi definido para que as discussões sejam direcionadas a problemas comuns dos estados que compõem o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que são considerados a nova fronteira agrícola brasileira. O Governo do Tocantins espera que a ministra da agricultura, Tereza Cristina, participe da Agrotins.

Segundo o secretário estadual de agricultura, César Halum, o Tocantins tem 85% do bioma composto pelo cerrado.

A feira é considerada uma das maiores do segmento em todo o país e de acordo com o balanço divulgado na última edição movimentou cerca de R$ 2,5 bilhões em negócios no ano passado. Desde então estava definido que o horário de visitação para a edição 2020 seria estendido para entre 8h e 21h.