Segurança Pública promove reunião para tratar de questões relativas a aplicação do ENEM

0
245
Foto: SSP-TO

Encontro teve como objetivo alinhar ações entre os órgãos de segurança que irão participar do evento.

Na manhã desta terça-feira (12), a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por intermédio da Superintendência de Segurança Integrada, promoveu uma reunião no auditório da SSP com o objetivo de alinhar as tratativas de construção do Plano Estratégico de Atuação Integrado de Segurança Pública – Enem 2020 (PEAISP).

 Estabelecido em parceria com as demais instituições, órgãos e agências, municipais, estaduais e federais, ligadas, direta ou indiretamente, à segurança pública, o plano tem por finalidade instituir a Governança, Gestão e o Processo de Atuação Integrada nas ações de segurança pública, para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que será realizado este ano devido à pandemia de COVID-19.

O PEAISP deverá orientar a elaboração dos protocolos de atuação integrada, matrizes de atividade e planos operacionais integrados das instituições, órgãos e agências, das medidas de prevenção sanitárias e da comunicação social, no intuito de garantir não somente a segurança dos candidatos que irão prestar o exame, mas também, certificar que as forças de seguranças integradas na ação também estejam aptas e preparadas para lidar com um evento de grande magnitude, como será o Enem – 2020, uma vez que quase 60 mil candidatos estão inscritos para prestar o exame neste ano, no Tocantins.

Com o alinhamento e padronização das ações, a SSP e demais órgãos e instituições envolvidas no evento esperam garantir a tranquilidade dos participantes antes, durante e após a aplicação do exame, possibilitando que o mesmo transcorra de forma pacífica e organizada, bem como assegurar a integridade de profissionais e participantes. Para isso é fundamental promover a atuação planejada, coordenada e integrada dos órgãos envolvidos na operação Enem 2020.

Durante mais de duas horas, os participantes debateram e alinharam as ações, bem como, estabeleceram os critérios que serão adotados para que a operação ENEM-2020 transcorra dentro da mais perfeita normalidade.

Para o diretor do SIOP, delegado Ricardo Real, o encontro foi muito proveitoso, visto que foram discutidas e elaboradas estratégias de segurança e também de saúde que devem ser adotadas e que permitirão a realização do evento. Na ocasião, o diretor também fez questão de ressaltar que trata-se de um evento com estrito controle, em decorrência da pandemia da Covid-19. Desse modo, as forças de segurança estão atentas para que cada candidato e cada profissional envolvido na aplicação do exame se sinta seguro também no aspecto sanitário.

“Por se tratar de um período atípico, estamos tomando todas as providências para que todos os envolvidos na operação ENEM-2020, possam estar tranqüilos e focados em seus objetivos. Para isso, a integração com as demais forças de segurança e também de saúde são muito importantes e necessárias”, ressaltou o delegado.

Além do diretor do SIOP, Ricardo Real, a reunião também contou com as participações de representantes da Secretarias de Segurança Pública, Superintendência de Segurança Integrada, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Polícias Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, ATTM, Correios, Consórcio aplicador (cesgranrio) e representante do Inep.

A aplicação do Enem ocorre em dois domingos, ficando estabelecidas as datas de 17 e 24/01/2021 para a modalidade tradicional (impressa) e os dias 31/01 e 07/02/2021 para os alunos que optaram pelo formato digital. Pela primeira vez, o Inep realizará o Enem Digital e prova em computador está prevista para mais de 96 mil participantes.

Por: Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins