Saúde | Tocantins recebe mais de 53 mil doses de vacina contra a influenza para repor estoque dos municípios

Em Palmas e outras cidades, as doses já acabaram. Campanha de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira (23).

0
375
Divulgação/ SECOM Palmas.

O Tocantins recebeu 53.220 doses de vacina contra a influenza nesta quinta-feira (26). Esta remessa foi enviada após as doses acabarem na capital e no interior do estado. A campanha de vacinação começou na última segunda-feira (23). Nesta primeira fase a prioridade é a imunização de idosos e profissionais da saúde.

Nesta quinta-feira (26), Palmas chegou a suspender a campanha de vacinação. O motivo é que as doses enviadas para a primeira fase da campanha tinham se esgotado. Nos três primeiros dias foram imunizados 9.155 idosos e 2.836 profissionais de saúde, que são os grupos prioritários.

Em Araguaína e Gurupi também houve relatos de falta de doses. Muitos idosos que procuraram os postos ficaram sem a imunização.

As doses recebidas pela Secretaria Estadual da Saúde serão distribuídas aos municípios e vão ajudar a repor o estoque.

“Os municípios devem ser criteriosos na hora da vacinação, não abrindo precedentes fora dos grupos prioritários, pois a Secretaria Estadual de Saúde não será responsável pela falta das vacinas, visto que só terá o quantitativo para o público alvo da campanha. O Ministério da Saúde enviará às doses por etapas”, explicou a diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis da SES, Rosangela Bezerra.

Segundo a Secretaria, este ano a expectativa é vacinar 90% de um público alvo de 471.522 usuários. A campanha segue até o dia 22 de maio e será dividida em três etapas. A realização do dia “D” de mobilização nacional será no dia 9 de maio.

Na capital, a Secretaria de Saúde precisou ampliar os locais de vacinação devido a intensa movimentação que foi registrada nos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs). Além das 32 salas de vacinação, algumas escolas da rede municipal passaram a ser utilizadas como ponto de vacinação para os idosos.

Etapas da campanha de Vacinação contra a Gripe

  • 1ª fase – a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
  • 2ª fase – a partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 3ª fase – a partir de 09/05: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, pessoas privadas da liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.