Promoção de roteiros etnoturísticos e ações de incentivo ao turismo são destaques durante reunião da Adetuc com o município de Lagoa da Confusão

0
398
"Parceria fortalece união para execução de ações do turismo no município", destaca presidente da Adetuc, Jairo Mariano.//Henrique Lopes / Governo do Tocantins

Reunião entre Adetuc e Prefeitura de Lagoa da Confusão preveem ações para fortalecimento do turismo na região da Ilha do Bananal.

O etnoturismo como uma alternativa sustentável de renda para comunidades indígenas e a consolidação do turismo nas cidades da região da Ilha do Bananal, estes foram dois temas tratados durante o encontro do presidente da presidente Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, com o secretário de administração de Lagoa da Confusão Miguel  Ângelo Gutierrez de Paula, é a gerente de turismo do município, Raimunda de Souza.

Durante a reunião, realizada nesta quarta-feira, 09, o presidente da Adetuc acolheu as demandas do município, entre elas as solicitações de reestruturação do Conselho Municipal de Turismo, a implantação do Selo de TO Seguro e a inventariação turística da cidade, popular por ser um dos municípios estratégicos da região da Ilha do Bananal, que contempla uma a maior ilha fluvial do mundo com roteiros diversificados que contemplem  segmentos como pesca esportiva, observação de aves e etnoturismo.

De acordo com o secretário de administração de Lagoa da Confusão, Miguel  Ângelo, a gestão tem intensificado os trabalhos de ordenamento turístico e busca, portanto, estreitar os laços com o Governo do Estado, através da agência. “A Adetuc tem expandido a sua atuação e aberto um canal de apoio aos municípios que é essencial. Precisamos impulsionar o turismo de Lagoa da Confusão e contamos com o auxílio do Governo do Estado para implementar essas ações”, afirmou o Miguel  ngelo.

Já a gerente de turismo do município, Raimunda de Souza, destacou  as potencialidades a serem trabalhadas no município e região. “Temos um potencial imenso que pode ser trabalhado e com isso,  vamos ajudar as comunidades indígenas também a desenvolver o nosso turismo regional, atraindo tanto turistas como investidores”, ressaltou.

Ao falar sobre a cidade de Lagoa da Confusão e da região turística da Ilha do Bananal, reconhecida pela forte presença da população indígena tocantinense, que mantém vivas as tradições como a Festa Hetohoky e as bonecas Karajá “Ritxòkò”, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a preocupação do Governo do Estado do Tocantins em promover os roteiros turísticos e garantir que os municípios tenham autonomia para recepcionar investimentos e turistas. “Nosso principal papel hoje é incentivar o aumento das atividades turísticas em todas as regiões, aproveitando a nossa pluralidade de roteiros, bem como a nova demanda que tem surgindo e mostram os roteiros do tocantins como os mais buscados do país”, concluiu Jairo Mariano ao confirmar uma visita ao município de Lagoa da Confusão.