Primeira etapa de vacinação contra influenza começa nesta quarta, 14, em Palmas

0
240
A primeira fase é voltada para crianças com seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde

A primeira etapa de vacinação contra a Influenza começou nesta quarta-feira, 14, na Capital, e a imunização ocorre em quase todas as salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família (USFs) das 08 às 17 horas, exceto as unidades sentinelas. O público que pertence a essa primeira fase é composto por crianças com seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Confira o calendário e grupos no final da matéria.

Segundo a coordenadora da Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Elaine Katzwinkel, foram entregues para Palmas 11.270 doses da vacina contra a gripe, e os grupos prioritários foram preconizados conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). “Com as três etapas podemos fazer a vacinação de forma segura e organizada da população”, disse ela.

USFs disponíveis

A vacina contra a Influenza será disponibilizada em todas as USFs que não tenham atendimentos exclusivos para a Covid-19, as chamadas unidades sentinelas. Ou seja, não terão imunização as USFs da Arno 61 (503 Norte), Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I, Arne 53 (406 Norte), (ASR-SE 75)(712 Sul), Arse 131 (1304 Sul) e José Lúcio, no Lago Sul. Nas USFs, também de Covid-19, do Jardim Taquari e Walter Pereira Morato, em Taquaruçu, as doses serão aplicadas normalmente.

Depoimentos

A dentista que atua na rede particular de saúde Patrícia Mattos foi vacinada na USF da 210 Sul, e a tem como referência de atendimento. Ela conta que os profissionais da unidade sempre a acolheram e a atenderam com boa disposição. “Eu me informei sobre a vacina nos canais de televisão locais e procurei no tempo certo, aqui sempre sou bem recebida e atendida”. A profissional ainda explica que já atuou no Sistema Único de Saúde (SUS) e é dentista há 37 anos. “Eu moro há muito tempo em Palmas e estou acompanhando aqui as mudanças do cenário e a evolução positiva nas unidades”. Bem-humorada ela completa. “A próxima vacina espero que seja a da Covid-19”, complementou.

A estudante Raquel Avelino está grávida de nove meses, acompanhada de sua pequena filha Agatha Beatriz de um ano e oito meses, receberam juntas na USF da 806 Sul o imunizante gripal. A estudante relata que além, de atualizar sua caderneta de vacinação e a da sua filha na unidade, também realiza o seu acompanhamento e pré-natal. “Essa unidade tem uma relação muito próxima e agradável com a população, os agentes de saúde sempre estão em contato”, explicou ela, contando que já se decidiu sobre o nome da sua segunda filha. “Ela vai se chamar Melissa, já está quase nascendo”.

Etapas

A Área Técnica de vacinação reitera que é necessário a população estar atenta ao calendário de etapas para receber o imunizante, para que a pessoa possa ser vacinada dentro do seu grupo.

Primeira etapa (14 de abril a 10 de maio): crianças com seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Segunda etapa (11 de maio a 8 de junho): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.

Terceira etapa (9 de junho a 9 de julho): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Saiba sobre os prazos entre imunizantes

Secretaria da Saúde orienta sobre prazo entre as vacinas da Covid-19 e da Influenza.