Presidente e Vice do Conselho Penitenciário do Tocantins são empossados

0
827

Conselho atua na fiscalização das demandas relacionadas às pessoas privadas de liberdade na busca pela garantia de direitos.
Fonte Vitória Soares/Governo do Tocantins

Cerimônia realizada na última terça-feira, 9, na Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça pelo Secretário de Estado Heber Luis Fidelis empossa Presidente e Vice-Presidente do Conselho Penitenciário do Tocantins.

Passa a ocupar o cargo de Presidente do Conselho a advogada Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto, e o advogado Marcelo Netto Resende, como Vice. Ambos ficarão nos cargos até 2021 e atuarão junto à secretaria e as demais entidades membros do conselho, a fim de proporcionar a efetivação de políticas públicas que garantam a melhoria nas condições carcerárias do Tocantins.

O Secretário de Estado Heber Luis Fidelis explicou que a atuação da secretaria junto ao conselho tem o intuito de elevar a atuação do Sistema Penitenciário e garantir que as demandas sejam cumpridas. “O conselho é um órgão consultivo e de fiscalização ligado à secretaria. E o nosso objetivo é empoderar o conselho, para que eles possam fazer as fiscalizações e para que possamos tomar as decisões em conjunto”, ressaltou.

Advogada Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto é a nova Presidente do Conselho Penitenciário.

Para a Presidente recém-empossada, a efetivação das políticas públicas voltadas ao sistema prisional só é possível com a união dos diversos representantes da sociedade. “O Conselho Penitenciário tem grande importância para a sociedade, por trabalhar com um segmento que muitas vezes é colocado a margem da sociedade, por esse motivo, trabalhamos para que os direitos dessa parcela da população sejam respeitados, mas isso só acontece quando os representantes de diversos segmentos sociais se unem em prol da causa”, afirmou.

 

O Vice-Presidente garante que o Conselho continuará atuando para a fiscalização das unidades prisionais. “Nossa atuação é fundamental na análise das situações das unidades do Tocantins, tanto de estrutura, como de prestação de serviços. Neste sentido, continuaremos realizando vistorias e verificando os serviços prestados aos reeducandos”, disse.

O advogado Marcelo Netto Resende foi empossado como Vice-Presidente do Conselho Penitenciário.

A representante da comunidade no Conselho Penitenciário, Noemia Rodrigues, acredita que a atuação do Conselho deve ser direcionada ao processo de ressocialização. “O conselho luta para que ocorra mudança de comportamento dos reeducandos, para que eles saiam do sistema com uma nova perspectiva de vida, para isso nós atuamos na luta pela garantia de seus direitos”, explicou.

Conselho Penitenciário do Tocantins

O Conselho Penitenciário foi instituído pela Lei Complementar nº 57, de 14 de julho de 2009. Ele é composto por 12 membros titulares e respectivos suplentes, nomeados por ato do Chefe do Poder Executivo, os integrantes do Conselho representam diferentes segmentos da sociedade e atuam por quatro anos.

As reuniões ordinárias do Conselho acontecem uma vez por mês, a fim deliberar as ações necessárias.

Membros do Conselho Penitenciário do Tocantins durante cerimônia de posse da Presidente e do Vice-Presidente.

Entre as atribuições do Conselho estão à luta por melhoria das condições carcerárias e implementação de políticas públicas voltadas para uma pena humanizada, colaboração com os órgãos de execução penal, assessoria do Secretário de Estado da Cidadania e Justiça nas questões voltadas a execução penal e realização de tarefas deliberadas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Fotos: Marcos Miranda.