Preservação do meio ambiente de forma lúdica e divertida com Live de “O Rei do Lixo”

0
152

Um catador de lixo que faz amizade com uma garrafa de champanhe, um balde plástico e uma caixa de papelão, que partem em busca da realização de seus sonhos. Este é um trecho da sinopse do espetáculo teatral “O Rei do Lixo”, que será apresentado em formato online, para assistir em casa e de graça, a partir deste sábado, 12, até a próxima quinta-feira, 17. A transmissão das Lives acontece sempre pelo Canal do Grupo Artpalco, no Youtube, às 19 horas.

A apresentação do espetáculo é do grupo de teatro Artpalco e a proponente do projeto é a atriz Hayla Sousa. Os ensaios estão a todo vapor, com os atores Eilson J. Ramos, George Henrique, Hayla Câmara e Viviane Faria no elenco, desde o mês de maio e a previsão de apresentação é neste mês de junho, inclusive com o acompanhamento de intérprete de Libras para pessoas com necessidades especiais.

Voltado para crianças e adolescentes, o espetáculo teatral utiliza o universo do clown para tratar sobre preservação do meio ambiente a partir de temáticas como amizade, aventura e saudade. “A peça busca nos palhaços, um elo entre espetáculo e a plateia, trazendo leveza às ações e situações encontradas na peça, permitindo assim, que temas como reciclagem, poder, morte, entre outros, sejam tratados com suavidade e encantamento, possibilitando a criança e ao público em geral, embarcar em uma grande brincadeira”, declara Hayla Sousa.

Autor do texto e diretor do espetáculo “O Rei do Lixo”, o dramaturgo Luiz Navarro aponta que o objetivo é de valorizar as referências culturais, respeitando os participantes como intérpretes de sua identidade cultural. “Por meio das vozes de seres inanimados em diálogo com o catador de lixo Pitu, o espetáculo levanta questionamentos considerados anônimos por meio de uma voz coletiva e não mais individual.Já que a arte é um instrumento que promove discussões a respeito de sua gente em um lugar e um tempo, estima-se que a remontagem de O Rei do Lixo contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes, sensíveis e responsáveis pela preservação do seu planeta”, conclui.

Projeto

O projeto “O Rei Do Lixo” é patrocinado pelo edital Aldir Blanc Tocantins, do Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.