Prazo de vacinação contra brucelose no primeiro semestre de 2020 encerra no próximo dia 30

0
375
A vacinação contra a brucelose só deve ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Adapec. Foto: Divulgação Adapec

A vacinação contra a zoonose é obrigatória em fêmeas bovídeas.

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) alerta os produtores rurais proprietários de bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 a 8 meses de idade que ainda não vacinaram este ano contra a brucelose, para ficarem atentos ao fim do prazo da primeira etapa de vacinação que encerrará no próximo dia 30 de junho. A vacinação contra a zoonose é obrigatória e, no Tocantins, as bovídeas dentro desta faixa etária devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19 ou com a RB-51.

“Após a vacinação, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec onde realiza a movimentação do rebanho e declarar a vacina, mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação, essa declaração deve ser feita até o dia 10 de julho,” explica a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro.

Vale ressaltar que o produtor que deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 pela não declaração. Além disso, a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha disse que a vacinação contra brucelose é fundamental para a erradicação da zoonose no Estado. “É importante que o produtor rural realize a vacinação das bovídeas de sua propriedade para continuarmos alcançando os bons índices vacinais dos últimos anos e erradicarmos está doença no Tocantins,” disse Alberto.

É importante alertar, que a vacinação contra a brucelose só deve ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Adapec.

Dados

Na primeira etapa de vacinação contra a brucelose em 2019, foram vacinadas 440.815 bezerras, com índice vacinal de 95,97%. E na segunda etapa foram 301.296 bezerras vacinadas, atingindo 94,14% das bovídeas em idade vacinal.

 

Por: Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins