Polícia Civil tira do ar página falsa na internet de leilão de automóveis

0
414
Para dar a sensação de idoneidade, a empresa disponibilizava inclusive, dada de entidades financiadoras, como também de órgãos judiciais de certificação.
Fonte Wherbert Araújo/ Governo do Tocantins

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos – DRCC, está investigando as movimentações financeiras de uma página na internet de venda de veículos automotivos com preços bem abaixo dos estipulados pelo mercado.

Até o momento, 12 pessoas no País, inclusive um morador do Tocantins foram lesados pelo site fraudulento.

As investigações tiveram início em maio passado quando uma pessoa no Tocantins registrou boletim de ocorrência após ser lesada em R$ 24 mil na compra de um automóvel que jamais foi entregue.

Denominada Casa de Leilões Central do Lance com domínio na internet de https://leiloeirosonline.com, os policiais da DRCC solicitaram a um provedor mundial de pesquisa e hospedagem de sites na internet que retirasse a página da rede mundial de computadores, mas que preservasse os dados contidos na página para dar continuação às investigações.

Segundo a DRCC, a página foi criada no dia 2 de maio desse ano e continha inclusive telefones de contato pela plataforma 0800 para dar uma sensação de legalidade ao ato fraudulento.

De acordo com as investigações, para dar a sensação de idoneidade, a empresa fraudulenta de arrematação de veículos automotivos disponibilizava inclusive, dada de entidades financiadoras, como também órgãos judiciais de certificação. Entretanto, no momento do pagamento para o lance, os depósitos eram efetuados em contas particulares de terceiros e não a da empresa certificadora dos leilões.

Conforme a diretora de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO, delegada Cinthia Paula de Lima, a maioria dos veículos ofertados pelo site era de veículos com data de fabricação entre 2008 e 2014, com preços abaixo da tabela estipulada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, que expressa preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. “Orientamos aos consumidores que antes de efetuarem os pagamentos, chequem as informações dos sites de compras, realizando pesquisas de reputação; se não há registro de reclamações, como também se os telefones identificados no portal correspondem à empresa em questão”, afirmou.

Ainda de acordo com a delegada, as investigações estão em andamento para identificar os autores do ato criminoso de vendas fraudulentas pela internet.