Luísa Sonza pede desculpa para mulher negra que ela confundiu com garçonete em Fernando de Noronha

0
147

‘A maneira com que me dirigi a sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural’, afirmou cantora, que em setembro disse que buscaria acordo com autora do processo. Luísa Sonza na plateia do show de Maria Rita no sexto dia de Rock in Rio
Marcos Serra Lima/g1
Luísa Sonza pediu desculpas publicamente, nesta quarta-feira (5), a Isabel Macedo de Jesus, autora do processo por racismo do qual era alvo.
“A maneira com que me dirigi a sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção”, escreveu a cantora no Twitter.
“Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural.”
O caso
De acordo com os dados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a ação por danos morais foi aberta em 2019 contra a cantora e a Pousada Zé Maria.
Segundo consta no processo, Isabel foi passar férias em Fernando de Noronha e, enquanto assistia a um show da cantora durante um festival gastronômico na pousada, Luísa ordenou que lhe trouxesse um copo de água.
“Ao ser informada de que a autora não era funcionária, a 1ª ré se mostrou visivelmente surpresa, levando a autora a crer que tal fato se deve aos seus traços raciais, razão pela qual registrou ocorrência junto à delegacia de polícia local, que não deu crédito a seu relato”, diz um dos documentos da ação de 2019.
Quando o processo foi divulgado, em 2020, a cantora negou as acusações.
“Gente, tudo isso é mentira! Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda. Minha equipe já está tomando todas as providências jurídicas quanto ao caso”, escreveu a cantora.
Na época, a assessoria de Luísa afirmou que o caso era falso, inverídico e vinha “em um momento oportunista em razão do crescimento exponencial da carreira da artista”.
Initial plugin text

Fonte: G1 Entretenimento