Leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 são ampliados no TO após aumento de internações

0
152

Novas vagas vão funcionar em Gurupi, Araguaína e Miracema do Tocantins. Leitos de UTI são reorganizados em hospital de Gurupi
Divulgação/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins está ampliando a quantidade de leitos exclusivos para pacientes diagnosticados com coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os hospitais públicos vão contar com mais 25 leitos divididos entre clínicos e de UTI. A mudança foi motivada pelo aumento de contaminações e internações em todo o estado.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
Conforme a SES, do total de novos leitos, cinco vagas de UTI passam a funcionar no Hospital Regional de Gurupi. O Hospital Dom Orione, em Araguaína, conta com mais 15 leitos – sendo cinco de UTI e 10 clínicos. Os outros cindo leitos clínicos ficam disponíveis no Hospital Regional de Miracema.
No ano passado, quando casos de coronavírus tinham sido reduzidos, leitos de UTI que estavam em funcionamento foram desativados ou transformados em leitos comuns – que atendem pessoas com outras doenças. Com o novo aumento, as vagas são reativadas.
O secretário de saúde do Tocantins, Afonso Piva, disse que o estado se prepara para uma nova onda de Covid-19. “Hoje temos a disposição da população 230 leitos, destes 92 UTI com ocupação de 72% e 138 leitos clínicos com índice de 47% de internados”, disse.
As confirmações de coronavírus dos últimos dias têm chamado atenção. O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (18) mostra que mais 1.705 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Do total, 765 casos são das últimas 24 horas.
Em todo o estado há 5.950 pacientes com o vírus ativo. Ao todo, 168 pessoas estão hospitalizadas por causa da doença, sendo que 66 fazem tratamento em leitos de UTI públicos e 19 em unidades de terapia intensiva privadas.
O último levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde apontou que a maioria dos pacientes com Covid-19, que estão internados nos hospitais públicos estaduais do Tocantins, não foi vacinada.
O estado soma 245.897 confirmações e 3.976 óbitos desde o início da pandemia.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins