Gurupi retira toque de recolher e libera casas noturnas em novo decreto

0
159

Estabelecimentos do gênero alimentício não terão mais limite de horário. Novas medidas terão validade até o dia 4 de outubro. Vista geral Gurupi
Divulgação/Prefeitura de Gurupi
A Prefeitura de Gurupi flexibilizou novamente as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Um novo decreto foi publicado na noite desta quarta-feira (15) e está valendo. O texto libera o funcionamento de boates e casas noturnas, retira o toque de recolher e as limitações de horário para funcionamento das atividades comerciais.
As novas medidas terão validade até o dia 4 de outubro, podendo sofrer alterações de acordo com a evolução da pandemia. De acordo com o município, o decreto considerou a redução no número de casos e no índice de internação, assim como o avanço na vacinação contra a Covid-19.
Veja o decreto completo.
“É preciso que todos continuem alertas e mantenham os cuidados e a prevenção usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações”, afirmou o secretário municipal de Administração de Gurupi, Valdeci Junior.
Gurupi é a terceira maior cidade do estado e acumula 14.924 casos de Covid, além de 267 mortes desde o início da pandemia. Nesta quinta-feira (16) foram registrados nove diagnósticos da doença. O Hospital Regional tem 47% de taxa de ocupação, enquanto o Hospital Geral mantém apenas 10% dos leitos ocupados.
Atividades liberadas
Conforme o decreto fica liberado o funcionamento das boates e casas noturnas com apresentações musicais. Nestes locais é necessário, estabelecer a lotação máxima no interior de 50% da capacidade máxima, com a limitação de 200 pessoas.
Os responsáveis devem fazer o controle de entrada solicitando apresentação de comprovante vacinal contra a Covid-19, com ao menos a 1ª dose ou dose única, além do documento de identidade com foto.
Para essa comprovação os estabelecimentos poderão aceitar o certificado digital da plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS ou a caderneta de vacinação.
Os estabelecimentos comerciais que atuam no ramo alimentício podem funcionar sem restrição de horário. Eles também terão a lotação máxima de 50% e poderão fazer apresentações musicais em ambientes que comportem somente participantes sentados.
Continua valendo
Por outro lado, o município manteve suspensas as reuniões, eventos públicos e privados de qualquer natureza que favoreçam a aglomeração de pessoas e os shows artísticos.
O uso da máscara continua obrigatório. Quem descumprir qualquer medida poderá responder às penalidades administrativas, cíveis e criminais, inclusive, à cassação de alvará, para atividades comerciais, na hipótese de reincidência.
As denúncias poderão ser realizadas por meio da ouvidoria geral do município, no telefone fixo e whatsapp (63) 3315-0077, no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins