FACIET e a FARCOM assinam Termo de Cooperação visando fortalecimento mútuo

0
229

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (FACIET), Fabiano do Vale e o Presidente da Federação das Associações de Rádios Comunitárias do Tocantins (FARCOM/TO), Geraldo Freitas, firmaram um Termo de Cooperação visando o fortalecimento de suas atividades e o desenvolvimento das Associações Comerciais e Rádios Comunitárias no estado do Tocantins.

A FACIET é parte do sistema confederativo por meio da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), com sede em Brasília/DF, e das Federações das Associações Comerciais em cada estado. Por sua vez, a FARCOM/TO faz parte do sistema confederativo CONFARCOM, uma estrutura envolvendo as rádios comunitárias no Brasil, presente em diversos estados do Brasil.

Uma característica importante das rádios comunitárias é que cada uma delas é uma Associação, cujo Estatuto Social prevê a existência de um Conselho Comunitário composto por, no mínimo, cinco outras entidades também de natureza associativa, sediadas no mesmo município da rádio/Associação.

Para o Presidente da FACIET, Fabiano do Vale, isso possibilita a participação das Associações Comerciais locais nas Rádios Comunitárias, fortalecendo o trabalho de ambas as entidades.

“Considerando a proximidade das rádios comunitárias com a comunidade, é um dos principais meios de comunicação em sua área de abrangência, com maior influência nos pequenos municípios, que são a maioria no Tocantins, e as Associações Comerciais têm uma oportunidade de compartilhar as suas atividades com as rádios, visando ampliar seus resultados por meio da divulgação e engajamento da emissora local. Além disso, os filiados de cada entidade podem atuar mutuamente na troca de experiências, conhecimento, serviços e produtos, fortalecendo assim ambas as partes nessa relação”, afirmou o Presidente.

Geraldo Freitas, Presidente da FARCOM/TO ressaltou ainda que as duas entidades têm natureza associativa, com objetivos e propósitos em comum, e juntas vão fortalecer o Associativismo por todo o Tocantins, servindo ainda de modelo para outros estados para o alinhamento do Sistema CACB com o Sistema CONFARCOM.