Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2021

0
280
Jovens embaixadores 2019 sendo homenageados pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. Foto: Elias Oliveira/Governo do Tocantins

Os estudantes podem se inscrever até o dia 7 de março

O Programa Jovens Embaixadores 2021 segue com as inscrições abertas até o dia 7 de março. O programa busca jovens dinâmicos e criativos, capazes de desenvolver uma ideia, com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. Os estudantes podem se inscrever pelo site http://jovensembaixadores.org.br/.

O Programa Jovens Embaixadores, que tem a parceria da Secretaria do Estado da Educação, Juventude e Esportes, foi criado em 2002 e é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Trata-se de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes do Ensino Médio da rede pública com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social.

Os participantes, além de aprimorar a proficiência em língua inglesa, serão capazes de ampliar seus conhecimentos e horizontes acadêmicos e profissionais, vivenciar um pouco dos EUA, seu povo, cultura e sociedade; estimular a troca de informações sobre história e cultura entre os dois países e assim estreitar as relações de cooperação e respeito entre o Brasil e os Estados Unidos.

Para participar do programa, o estudante precisa ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos no início do programa); jamais ter viajado para os Estados Unidos; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública (já ter cursado pelo menos o 1º ano do ensino médio em 2020 – alunos que iniciarão o 1º ano do ensino médio em 2021 não poderão se candidatar); pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado em iniciativa de impacto social em sua comunidade por ao menos 6 meses.

Para mais informações, acesse o edital completo no site:  https://jovensembaixadores.org.br.

Por: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins