De olho na seleção: confira as mudanças no expediente de órgãos públicos durante os jogos do Brasil

0
24

Veja como será o atendimento nas repartições públicas. Serviços essenciais como de saúde e infraestrutura não entram nas medidas anunciadas. Em Palmas e expediente será alterado nos dias de jogos do Brasil
Edu Fortes/Prefeitura de Palmas/Divulgação
A seleção brasileira vai estrear na Copa 2022 às 16h desta quinta-feira (23) e quem trabalha no serviço público vai ter momentos de folga para torcer pelo Brasil. Isso porque o Governo do Estado, prefeituras, Poder Judiciário e até órgãos federais dispensaram os servidores nos dias em que a seleção estará em campo. Confira como ficam os atendimentos nas repartições públicas.
Estado
O Governo do Tocantins publicou um decreto no Diário Oficial desta terça-feira (22) anunciando as mudanças. Conforme o documento, nos dias em que os jogos forem ao meio-dia, haverá expediente apenas das 8h às 11h. Nos dias em que as partidas forem às 13h, o atendimento nas repartições públicas será das 8h às 12h.
Apesar da medida, o cumprimento dessa jornada de trabalho não é obrigatória e os dirigentes dos órgãos e entidades devem assegurar a integral preservação e o funcionamento dos serviços considerados essenciais.
Prefeituras
Palmas, Araguaína e Gurupi também decretaram mudanças nos dias de jogos. A primeira foi Araguaína, que publicou decreto no dia 11 de novembro. Nesta terça-feira (23) véspera da estreia da seleção, Palmas e Gurupi também alteraram o expediente nas repartições públicas. Em todas, as mudanças não se aplicam aos órgãos essenciais.
Em Araguaína, os servidores vão cumprir expediente das 8h às 14h. No dia 28 de novembro, a jornada será das 8h às 12h, já que a disputa contra a Suíça está marcada para as 13h. Ainda na primeira fase da competição, no dia 2 de dezembro a seleção brasileira vai jogar contra Camarões às 16h. Por isso o expediente será das 8h às 14h novamente.
Se o Brasil avançar para as oitavas de final, o jogo deve acontecer nos dias 5 ou seis de dezembro às 16h. Nesse caso, os servidores vão trabalhar das 8h às 14h. Também haverá mudanças na hipótese da seleção ir para as fases seguintes, as quartas de final e semifinais. Se o Brasil estiver no jogo marcado para o dia 9 de dezembro às 12h, o expediente será somente das 8h às 11h.
Para os jogos do final da competição, que deve ocorrer entre os dias 13 ou 14 de dezembro às 16h, os servidores vão trabalhar das 8 às 14h.
Palmas anunciou as mudanças durante a tarde desta terça. O expediente dos servidores municipais será das 8 às 14h. No dia 28 de novembro, dia em que a seleção vai jogar contra a Suíça às 13h, o expediente também será pela manhã, das 8 às 12h. Se algum dos jogos estiver marcado para as 12h, a jornada dos servidores será a partir das 15h até as 19h.
Gurupi publicou decreto no Diário Oficial, mas o documento cita que o expediente terá alteração somente na data do próximo jogo, segunda-feira (28), em que a seleção enfrenta a Suíça, às 13h. O expediente será das 8h às 12h. Se o Brasil avançar para as próximas fases, para o jogo do dia 9 de dezembro e expediente será 8h às 11h.
LEIA TAMBÉM
Comércio de Palmas vai ficar de portas abertas durante jogos do Brasil na Copa do Mundo
Advogado dá dicas de acordos no trabalho para assistir aos jogos do Brasil na Copa durante o expediente
Governo do TO muda o horário de atendimento nos órgãos públicos durante os jogos do Brasil
Judiciário terá funcionamento alterado nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo
Judiciário
Nos dia 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro, o Brasil enfrenta seleções no período da tarde. Por isso, os servidores do Poder Judiciário vão cumprir expediente das 8h às 14h. Caso o Brasil vá para as oitavas de final, nos dias 5 ou 6 de dezembro, o expediente segue no mesmo horário, sem intervalo de almoço.
Se a seleção brasileira continuar na competição, no dia 9 de dezembro o Judiciário vai funcionar das 8 às 11 horas. Nos jogos dos dias 13 de dezembro ou 14 de dezembro, os servidores trabalham das 8h às 14h, assim como na primeira fase, se a seleção estiver incluída.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também vai liberar os servidores. Nesta quinta-feira (24), o expediente será das 8h às 14. Na segunda-feira (28), será das 8h às 12h e no dia 2 de dezembro, novamente das 8h às 14h.
Se a seleção avançar na competição, cujos jogos estiverem previstos para iniciar às 12h ou às 16h, o expediente será das 8h às 11h e das 8h às 14h, respectivamente.
Nas unidades da Justiça Federal no Tocantins, o expediente fica da seguinte forma: das 8h às 14h nesta quinta-feira (24); das 7h às 11h na segunda-feira (28); e das 8h às 14h no dia 2 de dezembro.
INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também terão horário especial de funcionamento. Veja:
Jogos às 12h: agências fechadas
Jogos às 13h: atendimento até 11h (horário de Brasília)
Jogos às 16h: atendimento até 14h (horário de Brasília)
Correios
O expediente nos Correios também será encerrado antes do início das partidas realizadas nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro.
Confira o horário de atendimento nas agências
Quinta-feira (24): Agências fecharão às 15h
Segunda-feira (28): Agências fecharão às 12h e reabrirão em até 15 minutos após o fim da partida
Sexta-feira (2): Agências fecharão às 15h
Confira o horário de atendimento nas Unidades de Distribuição
Quinta-feira (24): Unidades funcionarão das 7h às 15h
Segunda-feira (28): Unidades fecharão às 12h30 e reabrirão em até 30 minutos após o fim da partida
Sexta-feira (2): Unidades funcionarão das 7h às 15h
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins