Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas tem mais um resultado positivo de Covid-19 e chega a 13 casos confirmados

0
269
Foto: Redação Semus

 

Nesta segunda-feira (06), Palmas atestou mais um diagnóstico positivo para a Covid-19 e agora já são 13 casos confirmados. Trata-se de uma mulher de 29 anos com histórico de viagem recente para o exterior, a paciente está em isolamento domiciliar e sendo monitorada.

 

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou também que foram descartados 256 casos e 693 notificações para síndromes gripais.

 

O COE enfatiza sempre que todos os pacientes com sintomas de gripe são contabilizados nas fichas de notificação municipal como casos suspeitos de Covid-19. Isso porque a quantidade de testes disponível no Laboratório Central do Estado (Lacen) é insuficiente para atender toda a demanda e somente os casos considerados graves estão sendo testados.

 

Das 13 pessoas com a Covid-19 em Palmas, duas estão internadas, uma em quadro estável e a outra em estado de saúde grave, segundo boletim médico divulgado nesta segunda. Outras nove pessoas encontram-se em isolamento domiciliar e duas estão curadas da doença. Porém, permanecem na somatória dos confirmados.

 

 #FiqueBemEmCasa

 

A Prefeitura de Palmas está realizando uma campanha para estimular a população a manter a saúde física e mental durante esses dias difíceis de isolamento social. Uma série de reportagens estão sendo divulgadas, as primeiras matérias apresentaram abordagens sobre alimentação saudável e a prática de exercícios que contribuem na harmonização de corpo e mente.

 

A professora de Educação Física Brenda Mesquita, esclarece que o exercício físico produz inúmeros benefícios para a saúde e que a sua prática diária é necessária para manter o organismo em equilíbrio. “O período de isolamento social pode se tornar estressante para algumas pessoas, o que pode acarretar em altos níveis de ansiedade. Os exercícios físicos podem atuar de forma a reduzir os níveis de ansiedade e estresse, auxilia na manutenção da saúde, traz uma melhor percepção de bem-estar, alívio das tensões musculares, melhora na qualidade do sono, da fadiga e muito mais”.

 

A profissional destaca ainda que é muito importante ter sempre o acompanhamento de um profissional de educação física para esse tipo de prática e em virtude da quarentena e isolamento social, muitos estão atendendo home office e acompanhando seus alunos de forma virtual. “Antes de começar a se exercitar é fundamental o alongamento e aquecimento para preparar o corpo para uma atividade mais intensa. A postura correta é essencial para um bom desenvolvimento dos exercícios, peito para fora, coluna reta e abdome sempre contraído”, pontua a treinadora, acrescentando que é importante dar atenção aos sinais do seu corpo. “Caso sinta qualquer tipo de mal-estar, algo parecido com tontura, náuseas, fraqueza ou falta de ar, dê uma parada, respire fundo e se possível verifique a sua pressão arterial, se os sintomas persistirem procure orientação médica”, disse.

 

Cenário no Brasil

 

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, até as 17 horas desta segunda-feira, o Brasil totalizava 12.056 casos de Covid-19, com 533 óbitos. Isso revela um o índice de letalidade de 4,6% dos casos confirmados. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença. O Acre registrou o primeiro caso de óbito, com isso, apenas o Tocantins não tem notificação de morte em decorrência da Covid-19.

Créditos: Redação Semus