Armeira de ‘Rust’, Hannah Gutierrez-Reed é condenada a 18 meses de prisão por disparo mortal em gravação

0
35

Condenação foi anunciada nesta segunda-feira (15) pela justiça americana. Hannah Gutierrez-Reed, ex-armeira de ‘Rust’, comparece a julgamento em 27 de fevereiro pela morte de Halyna Hutchins
Luis Sánchez Saturno/Pool/AFP
Hannah Gutierrez-Reed, armeira do filme “Rust”, foi condenada a 18 meses de prisão, informou a Justiça americana, nesta segunda-feira (15).
A condenação acontece quase três anos após a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante gravação do filme produzido por Alec Baldwin. Hutchins foi atingida por um disparo com uma bala real durante a filmagem.
Hannah Gutierrez-Reed havia carregado o revólver com o qual Baldwin estava ensaiando, em outubro de 2021, quando a filmagem virou tragédia em um rancho do Novo México. Além da morte da diretora de fotografia, o incidente deixou o diretor Joel Souza ferido.
Em março deste ano, Hannah foi considerada culpada no caso. Os promotores avaliaram que ela agiu com negligência. Ela não teria tomado os devidos cuidados nem com o local onde armazenou as armas e munições, nem com a checagem dos objetos.
Reed também era acusada de adulterar provas da cena do crime, mas foi considerada inocente nesse caso. Os advogados de Reed culpam a produção do filme por, segundo eles, não terem lhe chamado enquanto Baldwin manuseava a arma para uma testagem de ângulos da câmera.
Alec Baldwin com roupa de seu personagem na gravação de ‘Rust’
AFP Photo/Gabinete do Xerife do condado de Santa Fe
A morte de Halyna Hutchins
Baldwin também é acusado de homicídio culposo pela morte de Hutchins.
Uma acusação contra ele foi arquivada em abril de 2023, mas uma decisão de júri em janeiro deste ano alegou que tinha novas provas sobre o caso e, por isso, ele deve ser julgado novamente, em julho.
O primeiro diretor assistente, Dave Halls, era responsável pela segurança nas gravações e se declarou culpado por negligência com arma mortal. Com isso, evitou pegar tempo de prisão.
Quem era Halyna Hutchins
Halyna Hutchins
Reprodução Instagram/halynahutchins
Halyna Hutchins tinha 42 anos e era diretora de fotografia. Ela já fez filmes, curtas e produções para a televisão desde 2012, segundo o site IMDb.
Ela nasceu na Ucrânia, cresceu em uma base militar soviética no Circulo Polar Ártico e estudou jornalismo em seu país e cinema em Los Angeles.
Como diretora de fotografia, ela trabalhou em filmes como “Archenemy” (2020), com Joe Manganiello, “Blindfire” (2020) e “The Mad Hatter” (2021).
Filme sobre morte acidental
O disparo aconteceu no set do filme de faroeste ‘Rust’, no Novo México
Reuters
“Rust” é um filme de velho oeste estrelado e produzido por Baldwin (“Missão: Impossível – Efeito fallout”) que também tem no elenco Jensen Ackles (“Supernatural”) e Travis Fimmel (“Vikings”).
Baldwin interpreta o personagem que dá o nome ao filme, que se passa no Kansas em 1880 e conta história de garoto e avô em fuga após acusação por morte acidental.
Após a morte da diretora de fotografia, as gravações da obra foram interrompidas, sendo retomadas em abril de 2023.

Fonte: G1 Entretenimento