Annie Ernaux, escritora francesa, ganha Prêmio Nobel de Literatura 2022

0
130

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6), pela Academia Sueca, em Estocolmo. Annie Ernaux, escritora francesa, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2022. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6), pela Academia Sueca, em Estocolmo.
Nobel de Literatura em números
Desde 1901, foram 119 laureados em 115 premiações. Isso porque em quatro delas, foram anunciados dois nomes como vencedores em um mesmo ano. Não houve premiação nos anos de 1914, 1918, 1935, 1940 e 1941, 1942 e 1943.
Rudyard Kipling foi o mais jovem vencedor do prêmio. Ele tinha 41 anos de idade, em 1907, quando foi nomeado. Já a mais velha foi Doris Lessing, que estava com 88 anos, quando foi premiada em 2007.
Em 1958, Boris Pasternak aceitou incialmente o Prêmio Nobel de Literatura, no entanto, foi coagido pelas autoridades da União Soviética, seu país natal, a recusar a honraria. Já o francês Jean-Paul Sartre recusou o Nobel de Literatura em 1964, porque se negava constantemente a receber prêmios.
Mulheres no Nobel de Literatura
Entre a centena de homens, o Prêmio Nobel de Literatura foi concedido a dezesseis mulheres desde 1901. A primeira delas foi Selma Lagerlöf, em 1909 e a última, Louise Glück, há dois anos.
Vencedoras do Nobel em Literatura: (acima) Selma Lagerlöf, Grazia Deledda, Sigrid Undset, Pearl Buck. Abaixo: Gabriela Mistral, Nelly Sachs, Nadine Gordimer, Toni Morrison
Fotos: Fundação Nobel. | Arte: G1
1909 – Selma Lagerlöf
1926 – Grazia Deledda
1928 – Sigrid Undset
1938 – Pearl Buck
1945 – Gabriela Mistral
1966 – Nelly Sachs
1991 – Nadine Gordimer
1993 – Toni Morrison
Vencedoras do Nobel de Literatura: Wislawa Szymborska, Elfriede Jelinek, Doris Lessing, Herta Müller, Alice Munro, Svetlana Alexievich
Fotos (na ordem): Fundação Nobel (Wislawa Szymborska, Elfriede Jelinek, Doris Lessing, Herta Müller); J Munro – Fundação Nobel (Alice Munro), A. Mahmoud – Fundação Nobel (S. Alexievich)
1996 – Wislawa Szymborska
2004 – Elfriede Jelinek
2007 – Doris Lessing
2009 – Herta Müller
2013 – Alice Munro
2015 – Svetlana Alexievich
2018 – Olga Tokarczuk
2020 – Louise Glück
Após o escândalo #Metoo, que levou à suspensão do prêmio em 2018, e as críticas recorrentes pela presença de laureados masculinos e eurocêntricos, a Academia Sueca, encarregada de conceder a honraria, disse que renovou seus critérios para que o prêmio seja mais global e feminino.
Nobel em 2022
A medalha do Prêmio Nobel
The Nobel Prize Foundation
O prêmio para cada uma das categorias do Nobel é de 10 milhões de coroas suecas (na conversão direta atual, cerca de R$ 4,8 milhões).
A láurea de medicina foi a primeira a ser anunciada nesta segunda-feira (3). O prêmio foi para Svante Pääbo, por suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana. Em 1982, o pai do cientista, Sune Bergstrom, também ganhou o Nobel de Medicina.
O prêmio de Física, anunciado na terça-feira (4), foi para três cientistas, o francês Alain Aspect, o americano John F. Clauser e o austríaco Anton Zeilinger. Eles levaram o Nobel por estudos sobre a mecânica quântica, um campo da física que investiga o comportamento de partículas muito minúsculas como átomos, elétrons e fótons.
Carolyn Bertozzi, uma das ganhadoras do Nobel de Química de 2022.
Stanford Media Relations via AP
O prêmio de Química também foi dividido entre três cientistas. Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless receberam o Nobel pela criação de uma ferramenta criativa para a construção de moléculas como “desenvolvimento da química do clique e da bioquímica bioortogonal”. “Entre muitas outras aplicações práticas, o trabalho do trio permitiu que tratamentos contra o câncer possam ser mais direcionados”, afirmou o comitê do Nobel.
Os prêmios Nobel da Paz e de Economia serão anunciados respectivamente nesta sexta (7) e na segunda-feira (10).
Medicina: segunda-feira, 3 de outubro
Física: terça-feira, 4 de outubro
Química: quarta-feira, 5 de outubro
Literatura: quinta-feira, 6 de outubro
Paz: sexta-feira, 7 de outubro
Economia: segunda-feira, 10 de outubro
O que é o Prêmio Nobel
A láurea foi criada pelo químico e empresário Alfred Nobel. Inventor da dinamite em 1867, o sueco doou a maior parte de sua fortuna em testamento para a criação de prêmios de física, química, medicina, literatura e paz (o prêmio de economia foi criado anos mais tarde).
Um busto do fundador do Prêmio Nobel, Alfred Nobel, em exibição durante cerimônia de entrega da láurea em 2018, em Estocolmo.
Henrik Montgomery/TT News Agency via AP, File
O documento dizia que os prêmios deveriam ser concedidos “àqueles que, durante o ano anterior, tenham conferido o maior benefício à humanidade”.
Contudo, hoje em dia, conforme explica Juleen Zierath, membro do Instituto Karolinska – o júri do Nobel de Medicina-, essa regra não é mais tão levada à risca.
“Você pode ter feito essa descoberta em um estágio muito inicial de sua carreira de pesquisa, ou pode ter feito essa descoberta em um estágio muito avançado de sua carreira de pesquisador”, ressalta a pesquisadora.

Fonte: G1 Entretenimento