Adapec apreende 121 mudas de citrus irregulares em Araguatins

0
458
É proibido a comercialização de citrus sem as documentações sanitárias exigidas que garantem a origem e a idoneidade das mudas. Foto: Adapec/Governo do Tocantins

As mudas sem procedência poderiam pôr em risco a citricultura tocantinense

Após denúncia anônima, uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) localizou um viveiro que estava comercializando mudas de citrus sem autorização, nessa segunda-feira, 9, no município de Araguatins. As plantas não tinham nota fiscal e documentos sanitários que comprovassem a origem e a condição sanitária. Em razão disso, foram apreendidas e destruídas no aterro sanitário 121 das espécies: mexerica ponkan, limão-taiti e laranja-pera. O empresário foi multado em R$ 3,6 mil.

De acordo com a supervisora técnica da área vegetal, Érica de Mendonça, a empresa vende mudas ornamentais, mas não poderia comercializar frutíferas sem o devido cadastro e o cumprimento das exigências conforme prevê a legislação. “O Tocantins é livre de algumas doenças dos citrus, o comércio clandestino põe em risco a citricultura do Estado, pois as plantas podem estar contaminadas de doenças e pragas que não existem aqui, e isso resultaria em grande impacto econômico para todos os produtores rurais dessa cultura”, alertou.

Orientações

A Agência tem feito orientações de forma rotineira para conscientizar os produtores rurais, lojistas e empresários sobre os riscos de adquirirem mudas ou sementes clandestinas, uma vez que são os principais veículos de propagações de doenças e pragas. Os estabelecimentos para comercializarem esses materiais devem estar cadastrados, ter as documentações exigidas, que comprovam a sua origem e idoneidade, entre outros.

Para tirar dúvidas, receber denúncias ou reclamações das áreas animal e vegetal, a Adapec disponibiliza o Disque Defesa pelo contato 0800 63 11 22.

 

Por: Dinalva Martins/Governo do Tocantins