Prefeitura de Araguaína autoriza retomada de aulas presenciais com revezamento entre alunos

0
362
Escolas deverão seguir protocolo de segurança e revezamento — Foto: Marcos Sandes/Ascom/Divulgação

A Prefeitura de Araguaína autorizou, nesta segunda-feira (12), a retomada das aulas no modelo semipresencial para a rede municipal, escolas particulares de educação infantil e cursinhos. A medida foi assinada pelo prefeito Wagner Rodrigues. O decreto também altera regras para o funcionamento de estabelecimentos comerciais na cidade.

O retorno das aulas presenciais tinha sido anunciado em março e a prefeitura até promoveu uma testagem em massa dos profissionais da educação. Só que o próprio município decidiu adiar a retomada após o agravamento da pandemia.

Araguaína segue como a segunda cidade mais afetada pela pandemia, são 25.025 casos confirmados e 332 mortes desde o início da pandemia. Nesta terça-feira (13) quase todos os hospitais com leitos de UTI Covid na cidade estão lotados, com exceção do Hospital Regional.

Segundo a prefeitura, todas as instituições de ensino deverão seguir os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal da Educação, estabelecido por meio da Portaria nº 185/20.

As turmas serão divididas e se revezarão nas aulas presenciais a cada semana e atividades remotas. As instituições também deverão respeitar o protocolo com distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras, aferição de temperatura, servir as refeições em sala de aula, uso obrigatório de máscaras, tapetes de higienização na porta das salas e marcação de distanciamento no pátio.

Os estágios supervisionados continuam suspensos, com exceção para os alunos em internato e no último ano na área da saúde.

Medidas para o comércio

O texto publicado pelo município também tem novas regras para o funcionamento do comércio. A prefeitura decidiu estender o horário de funcionamento para bares, restaurantes, cinemas, adegas, lanchonetes e similares, de 21h para 22h, com tolerância até 23h.

Também aumentou o limite de pessoas por mesa, nos estabelecimentos, de quatro para seis ocupantes. Porém, a capacidade de lotação máxima continua reduzida em 50%. Todas as pessoas em circulação dos locais devem usar máscara.

O município autorizou o consumo de bebida alcoólica dentro dos estabelecimentos e em residências, mas manteve proibido em locais públicos.

As ações de fiscalização continuam sendo realizadas e a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: (63) 3411.5640 / (63) 99949.5394 / (63) 99972.6133.

De: G1 Tocantins