Terremoto atinge mina de cobre na Polônia; há feridos e desaparecido

EUA começam a devolver ao México migrantes que pedem refúgio
30 de janeiro de 2019
Canadá confirma que EUA pediram extradição de executiva da Huawei
30 de janeiro de 2019

Terremoto atinge mina de cobre na Polônia; há feridos e desaparecido

Um terremoto de magnitude 4.9 atingiu nesta terça-feira (29) uma mina de cobre em Rudna, oeste da Polônia. A informação mais recente da KGHM, a empresa responsável pela jazida, diz que um mineiro está desaparecido.

As equipes de buscas haviam encontrado outros 13 mineiros dados como desaparecidos. De acordo com a agência de notícias polonesa PAP, eles estão sendo levados a hospitais e não correm risco de morrer.

Dois dos operários localizados, no entanto, seguiam presos dentro da mina por volta das 21h30 (de Brasília) nesta noite. As equipes tentam içá-los para fora da jazida.

A operação de resgate começou logo após o incidente, ainda durante a tarde. Os trabalhos de busca do operário desaparecido não pararam, e devem seguir por esta noite.

Ao todo, havia 32 pessoas trabalhando no local na hora em que o tremor surpreendeu as equipes. A mina em Rudna tem 770 metros de profundidade.

Explosão em mina na República Tcheca

Em dezembro, uma explosão em uma mina na vizinha República Tcheca deixou 13 mortos e 10 feridos. Segundo o OKD, o acidente ocorreu por causa da combustão do metano confinado no local. A explosão destruiu os locais de trabalho.