Integrantes das forças de segurança participam de palestra sobre integração de dados com nova plataforma digital

Musical “Atos In Concert” abre venda antecipadas de ingressos
5 de setembro de 2019
Tensões políticas do nazismo e a amizade com Sigmund Freud são temas de “A Tabacaria” que estreia no Cine Cultura
5 de setembro de 2019

Integrantes das forças de segurança participam de palestra sobre integração de dados com nova plataforma digital

Plataforma já está disponível para uso e Tocantins vai ser um dos primeiros a receber e participar.
Fonte Camilla Negre/Governo do Tocantins
Palestra sobre a plataforma digital Big Data e Inteligência Artificial da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Representantes das Forças de Segurança do Tocantins, das Secretarias da Fazenda, Planejamento e Cidadania e Justiça, da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade da Capital assistiram na tarde desta quarta-feira, 4, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, uma palestra sobre a plataforma digital Big Data e Inteligência Artificial da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A nova ferramenta visa integrar os dados da Segurança Pública do País e proporcionar aos profissionais de Segurança Pública acesso, em tempo real, às informações como ocorrências e dados estatísticos entre outras.

A inovação tecnológica foi apresentada pelo Diretor de Gestão e Integração de Informações da Senasp, Wellington Clay Porcino Silva. Segundo ele, a plataforma é uma grande mudança tecnológica, pois a tecnologia integrada é muito diferente da que até então vem sendo utilizada. “Ela possibilita trabalhar com grande variedade de dados e grande volume desses dados, além de ser intuitiva e fácil de trabalhar” destacou o palestrante.

A inovação tecnológica foi apresentada pelo Diretor de Gestão e Integração de Informações da Senasp, Dr. Wellington Clay Porcino Silva.

Sobre o sistema, Dr. Wellington Clay informou que ele foi lançado recentemente, e que o Tocantins vai ser um dos primeiros a receber e a participar. “Uma equipe já está disponível para iniciar os trabalhos de integração para que os dados estejam no sistema o mais rapidamente possível, o sistema vai trabalhar com dados de todas as polícias do Brasil, numa única plataforma, alguns dados serão compartilhados por todos os Estados” complementou.

Representando o Secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, que cumpre agenda em Brasília, a Delegada Geral, Raimunda Bezerra, reiterou que a palestra mostra a necessidade das Forças de Segurança estarem constantemente se encontrando e dialogando e que a Senasp tem procurado integrar as informações de segurança pública em todo o Brasil, coletando dados e incluindo o máximo para facilitar e otimizar o serviço de segurança pública.

 

Big data

Big Data inaugura o uso, no Brasil, de tecnologia e ciência de dados, em grande escala e velocidade, para obter resultados positivos. Inicialmente, a entrega dispõe de quatro ferramentas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp); o Sinesp Big Data, o Sinesp Geo Inteligência, o Sinesp Tempo Real e o Sinesp Busca e será direcionada aos municípios que vão receber Em Frente Brasil, projeto piloto de enfrentamento à criminalidade violenta: Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná e Pernambuco e agora Tocantins. Segundo o Ministério da Justiça, até o final do ano, o projeto chega a outros sete estados: Acre, Alagoas, Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Fotos: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins.