Inicia período de inscrições para o IV Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela

Coral Canto Livre inspira reeducandas na esperança por um recomeço
9 de julho de 2019
Não Namore com a Solidão retorna ao Theatro Fernanda Montenegro no Sábado, 13
9 de julho de 2019

Inicia período de inscrições para o IV Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela

Neste ano o Você na Tela passa a ser um Festival Nacional e terá Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas e Mostra Competitiva Brasil na Tela.
Por Aline Pio – Fonte Samara Martins/Prefeitura de Palmas

As inscrições para o IV Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela estão abertas e seguem até o dia 10 de outubro. Neste ano, a quarta edição conta com novidades, a inclusão da Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas e da Mostra Competitiva Brasil na Tela, passando assim, a ser um Festival Nacional.

Nos três primeiros anos o Festival teve caráter regional, e era restrito apenas aos estudantes das redes pública e particular de Palmas. Com o seu crescimento, em número de inscritos e na qualidade dos produtos, percebeu-se que o mesmo poderia ser ampliado e receber filmes de todo o País, além da Mostra Universitária.  “O Você na Tela tem crescido a cada ano e abrir em nível nacional consolida um Festival que tem nos dado muitas alegrias no sentido da qualidade dos conteúdos”, afirma a Coordenadora do Festival, Elisângela Dantas.

Premiação na Terceira Edição do Festival.

Você na Tela

Promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o IV Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela será realizado no período de 23 a 25 de outubro de 2019, no Cine Cultura. A finalidade é promover o protagonismo infanto-juvenil e estimular a inserção de crianças, jovens estudantes e universitários no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.

 

Releitura profissional

Um dos prêmios do Você na Tela é o Prêmio das Produtoras, uma releitura profissional do melhor filme do Júri, que recebe adaptação e filmagem por cineastas e produtoras locais, parceiras do Festival.

A Coordenadora ressalta o sucesso da releitura do filme “Menina Bonita de Trança”, vencedor da segunda edição, que “tem percorrido todo Brasil, sendo selecionado em vários festivais”.  O melhor filme de 2018, “A lenda de Serra do Sol”, ideia original dos alunos da Escola Municipal Luiz Nunes, terá roteiro adaptado pelo cineasta André Araújo e será dirigida pelo Diretor Nival Correia. A obra, ambientada em Buritirana, será concluída neste segundo semestre de 2019.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas de 8 de julho a 10 de outubro, conforme as regras do Edital disponíveis neste link.

Para as Mostras Jovem Realizador e Jovem Cineasta a documentação deve ser entregue na sede da Fundação Cultural de Palmas, das 13h às 19h.

Para Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas e Mostra Competitiva Brasil na Tela as inscrições poderão ser realizadas através do preenchimento do formulário disponível aqui.

 

Premiação

Serão premiadas as seguintes categorias com o Troféu Você na Tela:

Jovem Cineasta

  1. a) Melhor História
  2. b) Melhor Imagem
  3. c) Melhor Equipe

Jovem Realizador

  1. a) Melhor Filme de Escola
  2. b) Melhor Produção

Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas

  1. a) Melhor Filme Universitário.

Mostra Competitiva Brasil na Tela

  1. a) Melhor Filme
  2. b) Melhor História

Fotos: Júnior Suzuki.