FARCOM promoveu encontro que reuniu mais de 40 rádios comunitárias do Tocantins

Farcom realiza o 1º encontro com rádios comunitárias filiadas neste sábado
11 de novembro de 2017
Líder do governo no Senado diz que reforma ministerial de Temer deve atingir 17 ministérios
15 de novembro de 2017

FARCOM promoveu encontro que reuniu mais de 40 rádios comunitárias do Tocantins

Ocorreu nesse sábado, dia 11, o primeiro encontro da Federação das Associações de Rádios Comunitárias, a FARCOM, que reuniu 42 rádios de todo o Tocantins na capital Palmas. Na ocasião, foram debatidas novos projetos e ideias para o sistema Radiocom do estado, e o intercâmbio de conhecimento em palestras com técnicos de radiofusão.

O objetivo do encontro foi fortalecer a união entre as rádios filiadas à FARCOM. Durante a tarde, no auditório do SEBRAE, foram discutidas questões administrativas, financeiras e operacionais das rádios comunitárias, e novos projetos de atuação que Federação pretende implantar no Tocantins.

Geraldo Freitas, presidente da Federação, falou sobre a importância do encontro e da promoção do sistema de comunicação comunitária no Tocantins. “A Federação foi criada e pensada no intuito de fortalecer esse segmento, e hoje vemos que é o maior sistema de comunicação do Tocantins. Em várias cidades, os sinais de televisões, por exemplo, não conseguem se estabilizar, e as rádios se apresentam como um veículo local que traz informações para a população. Isso ocorre nos grandes e pequenos municípios do Tocantins.”

O Programa de jornalismo A voz do Tocantins é uma das ferramentas de maior alcance popular que a Federação oferece, sendo compartilhado em todas as 60 rádios filiadas a FARCOM, que percorre o estado de norte a sul. Cada munícipio fornece informações diárias à Federação, ampliando assim a cobertura do programa para todo o Tocantins.

Apresentando por Ataíde Rodrigues, Angra Tavares, Adão Ribeiro Kojak e Leandro júnior, o programa leva conteúdos de credibilidade e compromisso para os ouvintes, de maneira democrática e imparcial. “As rádios comunitárias vieram com essa natureza, de serem próximas a cada realidade local, e atuando de forma independente e sem vínculos políticos, religiosos ou de qualquer outra expressão ideológica, se não o compromisso com a informação de qualidade”, destacou o presidente Geraldo Freitas.

O Portal CT também é parceiro da FARCOM, através do jornalista Cléber Toledo, que apresenta o quadro “O Assunto é Política”, nas terças e sextas da semana, trazendo as principais informações do mundo político tocantinense.

Estiveram presentes também no encontro personalidades da comunicação tocantinense, parceiros da FARCOM, e também o deputado estadual Paulo Mourão (PT). O jornalista João Neto, que trabalha na Assembleia Legislativa do Tocantins, esteve presente e comentou o encontro que ocorreu nesse final de semana.

“O encontro da FARCOM mostrou o tamanho que é este setor, e mais ainda para lembrar o quanto as rádios comunitárias tem um papel fundamental no desenvolvimento do estado. Parabenizo a Federação por esse trabalho importante, e ressalto que precisam muito do apoio de toda a sociedade para fortalecer ainda mais esse meio de comunicação, que é o maior do Tocantins.”

A programação desse primeiro encontro contou ainda com momentos de confraternização entre os filiados e convidados, com direito a um almoço e jantar festivo na churrascaria Portal do Sul para mais de 100 convidados.

E para mais informações sobre a Federação das Associações de Rádios Comunitárias do Tocantins (FARCOM), basta acessar os sites www.farcomto.org e www.radiosfarcom.com.br. Você confere também notícias do estado, Brasil e mundo, além de ouvir gratuitamente as edições do programa A Voz do Tocantins.