Crise na Venezuela: quem é Juan Guaidó, presidente autoproclamado que será recebido por Bolsonaro?

Raríssimo nascimento de gêmeos semi-idênticos é registrado na Austrália
1 de março de 2019
Israel acusa Conselho de Direitos Humanos da ONU de apoiar terroristas
1 de março de 2019

Crise na Venezuela: quem é Juan Guaidó, presidente autoproclamado que será recebido por Bolsonaro?

A crise política se agrava a passos largos desde que Juan Guaidó se autoproclamou presidente interino do país, em 23 de janeiro. Pouco tempo atrás, Guaidó era uma figura pouco conhecida dentro e fora da Venezuela.

A crise política na Venezuela se agrava a passos largos desde que Juan Guaidó se autoproclamou presidente interino do país, em 23 de janeiro. Pouco tempo atrás, Guaidó era uma figura pouco conhecida dentro e fora da Venezuela.

Mas nos últimos dois meses ele se converteu no mais proeminente líder da oposição ao chavismo, graças à turbulência política que sacode o país. Nesta quinta-feira, ele será recebido pelo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto.

Pesquisador de Oxford vê em crise na Venezuela chance de Bolsonaro mostrar liderança
Por que a crise na Venezuela interessa tanto países como Rússia, China e Turquia
Clique para assinar o canal da BBC News Brasil no YouTube

Guaidó, de 35 anos, assumiu no início de janeiro a presidência da Assembleia Nacional, o último órgão estatal sob controle da oposição ao governo de Nicolás Maduro. Depois disso, ele emergiu como o rosto mais visível do movimento nacional e internacional que busca tirar Maduro da Presidência por considerá-lo um governante ilegítimo.

O opositor se autoproclamou presidente e foi reconhecido como tal por diversos países – entre eles, Brasil, EUA, os da União Europeia e os do Grupo de Lima, que reúne a maioria dos países latino-americanos. A OEA (Organização dos Estados Americanos) também declarou apoio ao oposicionista. “[Guaidó] tem nosso apoio para impulsionar o retorno do país à democracia”, disse o secretário-geral do órgão, Luís Almagro.

Mas, afinal, quem é Guaidó e qual o real poder que ele tem como presidente autoproclamado da Venezuela?