Aplicativo SOS 193 recebe novo conteúdo sobre prevenção a afogamentos e primeiros socorros

Com investimento de R$ 50 milhões, Palmas terá parques solares para gerar energia renovável em prédios públicos
3 de julho de 2019
Tocantins receberá mais de 5 milhões do governo federal para Segurança Pública
5 de julho de 2019

Aplicativo SOS 193 recebe novo conteúdo sobre prevenção a afogamentos e primeiros socorros

O App, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) há quatro anos, disponibiliza aos usuários novas informações que visam ajudar nas ações da Temporada de Praia 2019.
Por Aline Pio – Fonte Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O Aplicativo SOS 193, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO), traz novidade aos usuários de telefone celular com sistema androide. Um novo Módulo de Prevenção, cuja atualização ocorreu na última terça-feira, 2.

No Módulo, que visa ajudar nas ações da Temporada de Praia 2019, os usuários encontram um áudio e textos sobre a prevenção de afogamentos como: área segura, atenção nas crianças, embarcações, bebida alcoólica, alimentos, competições aquáticas, acampamentos, em caso de afogamentos e primeiros socorros.

Major Soares, Gerente do Sistema Integrado de Operações.

Para o major Antônio Luiz Soares da Silva, Gerente do Sistema Integrado Operacional (SIOP), a atualização com os conteúdos é um ganho importante para os usuários em qualquer localidade brasileira, ou em outros países onde se fala a língua portuguesa.

“Esse recurso complementa nosso Sistema de Prevenção a Afogamentos, e os novos conteúdos chegam em boa hora, visto que a temporada de praia está se iniciando no Estado. O público praieiro e principalmente as pessoas que optarem por acampamentos poderão acessar de imediato as orientações de como se prevenir e como devem proceder em caso de afogamento”, diz o major.

 

SOS 193

Criado em 2015 pelos bombeiros militares Rafael Vilarins e Bruno Morais, o aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar a população a salvar e a preservar a vida humana. Nele são ofertadas orientações sobre medidas básicas que devem ser adotadas até a chegada da equipe dos Bombeiros.

A ferramenta já foi baixada 24.200 vezes e além do Tocantins, a plataforma está em uso nos Estados de Goiás, São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Recife, Pará, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Alguns países que se comunicam em língua portuguesa também já baixaram o sistema.

 Informações

A atualização é automática no telefone celular. Outros interessados podem encontrá-lo no play store, procurando por SOS 193. Entre os conteúdos encontram-se orientações sobre casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC)/Derrame, choque elétrico, convulsão, desmaios, envenenamentos, infartos, entre outros.

Em relação aos afogamentos, o app ainda traz algumas figuras ilustrativas, ajudando a contextualizar as práticas de primeiros socorros às vítimas. Tendo necessidade de urgência, na mesma tela do celular há um link de chamada direta para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros Militar.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar.